menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

60 Anos do PNV: Desafios da Hesitação Vacinal e o Combate à Desinformação

A comemoração dos 60 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV) é marcada por preocupações crescentes com a hesitação vacinal, especialmente entre os jovens, e pelo lançamento de novas ferramentas para combater a desinformação.
News ImageNews ImageNews Image

No âmbito da cerimónia comemorativa dos 60 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV), que decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, diversas entidades de saúde manifestaram preocupação com o aumento da hesitação vacinal em Portugal. A presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Ema Paulino, reconheceu que esta tendência tem sido mais observada na população jovem nos últimos dois anos. Segundo a ANF, a recusa da vacina contra a covid-19 duplicou entre os mais jovens, embora a recusa da vacina da gripe se mantenha estável nos 10%.

A desinformação, propagada principalmente através das redes sociais, foi apontada como a principal causa para este fenómeno.

Ema Paulino alertou que as redes sociais e os motores de busca "não são os melhores locais para encontrar informação", explicando que os algoritmos tendem a criar bolhas informativas que reforçam crenças pré-existentes. A enfermeira Lurdes Costa e Silva corroborou esta visão, acrescentando que as gerações atuais de pais não têm "memória da doença", como o sarampo ou a poliomielite, o que as torna mais suscetíveis a narrativas antivacinas.

A antiga diretora da DGS, Graça Freitas, também se mostrou preocupada com o crescente discurso antivacinas.

Para fazer face a estes desafios, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o “Livro Azul de Vacinas”, um referencial técnico que agrega toda a informação relevante sobre vacinas e imunização. Segundo a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, o objetivo é que este seja um "documento dinâmico, colaborativo, ágil e em constante atualização" para apoiar os profissionais de saúde com a evidência científica mais recente e promover uma comunicação clara com a população. O documento aborda o PNV, a vacinação para grupos de risco e a vacinação em contexto de viagens. José Albino, presidente da associação de doentes RESPIRA, salientou ainda a necessidade de combater a má informação e melhorar as taxas de vacinação nos adultos.

Artigos

11

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa