
Passagem do asteroide 2025 FA22 pela Terra



O asteroide 2025 FA22 passou perto da Terra na manhã de 18 de setembro de 2025, com o ponto de maior aproximação a ocorrer pelas 08:41, hora de Lisboa. O corpo celeste, com um diâmetro estimado entre 130 e 290 metros, foi descrito como sendo mil vezes maior do que o meteorito que caiu na cidade russa de Cheliabinsk em 2013.
A passagem ocorreu a uma distância segura, a pouco mais de duas vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Apesar de a NASA o ter classificado como "potencialmente perigoso" devido ao seu tamanho, a sua trajetória foi monitorizada e considerada sem risco de impacto. O asteroide foi descoberto em março de 2025 pelo telescópio Pan-STARRS 2.
As observações iniciais apontaram para uma pequena probabilidade de colisão com a Terra em 2089, o que levou a que o objeto fosse brevemente colocado no topo da Lista de Riscos da Agência Espacial Europeia (ESA). No entanto, observações posteriores de alta prioridade permitiram aos astrónomos refinar a trajetória do 2025 FA22 e descartar completamente qualquer risco de impacto. Consequentemente, o asteroide foi removido da Lista de Riscos da ESA em maio de 2025.
Durante a sua aproximação, o objeto atingiu uma magnitude aparente de 13, tornando-se visível com telescópios amadores ou binóculos adequados. Está prevista uma aproximação ainda mais significativa para o ano de 2173, quando o asteroide deverá passar a uma distância de cerca de 320 mil quilómetros da Terra, ficando mais próximo do que a Lua. A informação sobre o evento foi confirmada por várias entidades, incluindo o Laboratório de Astronomia da Academia de Ciências da Rússia, a NASA e a ESA.
Artigos
11










Mundo
Ver mais
Andorra, Bélgica, Luxemburgo e Malta reconhecem Estado da Palestina
Andorra, Bélgica, Luxemburgo e Malta anunciaram hoje o reconhecimento do Estado Palestiniano durante a conferência de alto nível sobre a solução dos dois Estados, copresidida por França e Arábia Saudita na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Egito acolhe conferência sobre reconstrução de Gaza após cessar-fogo
O Egito vai receber uma conferência sobre a reconstrução de Gaza, assim que for estabelecido um cessar-fogo no enclave devastado devido à guerra com Israel, anunciou hoje o primeiro-ministro egípcio, Mustafa Madbouly.

António Costa: "O momento da paz é agora. Não há lugar para o Hamas"
O presidente do Conselho Europeu disse hoje na ONU que "o momento da paz é agora" e que "não há lugar para o Hamas, terrorismo, colonatos ilegais e assassínio de civis inocentes" em Israel ou na Palestina.

Israel denuncia na ONU "teatro" de reconhecimentos da Palestina
O embaixador israelita na ONU, Danny Danon, classificou hoje como "um teatro" a conferência internacional pela solução dos dois Estados (Israel e Palestina) e argumentou que "não mudará a vida dos palestinianos no terreno".