
Hospital Garcia de Orta reforça Serviço de Ginecologia e Obstetrícia com novos médicos



Vários serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal continental estiveram encerrados ou com constrangimentos durante o fim de semana. De acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quatro urgências encerraram no sábado e três no domingo. As urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e do Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, estiveram encerradas em ambos os dias. O Hospital Distrital de Santarém encerrou a sua urgência no sábado, enquanto a urgência de Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, fechou nos dois dias.
Outras unidades, como os hospitais de Vila Franca de Xira, Santo André e São Bernardo, tiveram as suas urgências da especialidade a funcionar apenas para casos referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24, situação que também se verificou em algumas urgências pediátricas. As autoridades de saúde apelaram à população para contactar a Linha SNS24 antes de se deslocar a uma urgência. Em resposta a estes constrangimentos, especialmente na Península de Setúbal, identificada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, como a "área mais crítica", o Hospital Garcia de Orta irá reforçar a sua equipa.
A partir de setembro, sete novos médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia integrarão o serviço. O objetivo, anunciado pela ministra no início de julho, é permitir que a urgência de obstetrícia da unidade hospitalar passe a funcionar de forma permanente, 24 horas por dia, resolvendo uma lacuna significativa nos cuidados de saúde da região que serve cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.
A nova equipa será composta maioritariamente por profissionais que optaram por sair do setor privado para ingressar no SNS.
Segundo a ministra, seis destes especialistas irão juntar-se à equipa já existente no hospital e aos médicos internos em formação.
A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal está atualmente a finalizar a escala médica para o mês de setembro.
Ana Paula Martins admitiu, no entanto, que a estabilização completa dos serviços na Península de Setúbal levará algum tempo.
Esta medida insere-se num plano mais vasto do Governo, que prevê a criação de urgências regionais, matéria que será negociada com os sindicatos em setembro.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Literacia em saúde renal: Um pilar para a qualidade de vida
A literacia em saúde é hoje reconhecida como um dos principais fatores que influenciam a forma como cada pessoa gere a sua saúde. No caso da Doença Renal Crónica (DRC), uma condição complexa e silenciosa nas fases iniciais, esta literacia é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde define […] O conteúdo Literacia em saúde renal: Um pilar para a qualidade de vida aparece primeiro em Nacional16.

Greve da Menzies pode afectar voos na Madeira
A ANA - Aeroportos da Madeira alerta, através das redes sociais, os passageiros sobre os possíveis impacto da greve dos trabalhadores da empresa de assistência Menzies, que tem início amanhã. De acordo com a publicação, a ANA recomenda aos passageiros que confirmem o estado do seu voo junto da companhia aérea antes de se dirigirem ao aeroporto. Código embebido Referência ao link: https://www.dnoticias.pt/2025/9/1/461322-tribunal-decreta-servicos-minimos-para-a-greve-dos-trabalhadores-da-menzies/

Reduzir propinas? Seria "regressivo" porque "colocaríamos sociedade a pagar ensino dos que tiveram privilégio de o frequentar"
O Governo vai descongelar, a partir do ano letivo 2026/2027, o valor das propinas das licenciaturas, que não sofre alterações desde 2020. Passará de 697 para 710 euros. Na SIC Notícias, o ministro da Educação rejeita as críticas.

INEM e ULS Alto Alentejo estão a "desenvolver esforços" para operacionalizar VMER
Ambulância VMER alocada ao Hospital de Portalegre com períodos de paragem devido à falta de médico.