menulogo
Notícias Agora
user
Close

Hospital Garcia de Orta reforça Serviço de Ginecologia e Obstetrícia com novos médicos

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, prepara-se para reforçar o seu serviço de Ginecologia e Obstetrícia com sete novos especialistas, uma medida que visa resolver os constrangimentos que levaram ao encerramento de várias urgências no país.
News ImageNews ImageNews Image

Vários serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia em Portugal continental estiveram encerrados ou com constrangimentos durante o fim de semana. De acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quatro urgências encerraram no sábado e três no domingo. As urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e do Hospital Infante Dom Pedro, em Aveiro, estiveram encerradas em ambos os dias. O Hospital Distrital de Santarém encerrou a sua urgência no sábado, enquanto a urgência de Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, fechou nos dois dias.

Outras unidades, como os hospitais de Vila Franca de Xira, Santo André e São Bernardo, tiveram as suas urgências da especialidade a funcionar apenas para casos referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24, situação que também se verificou em algumas urgências pediátricas. As autoridades de saúde apelaram à população para contactar a Linha SNS24 antes de se deslocar a uma urgência. Em resposta a estes constrangimentos, especialmente na Península de Setúbal, identificada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, como a "área mais crítica", o Hospital Garcia de Orta irá reforçar a sua equipa.

A partir de setembro, sete novos médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia integrarão o serviço. O objetivo, anunciado pela ministra no início de julho, é permitir que a urgência de obstetrícia da unidade hospitalar passe a funcionar de forma permanente, 24 horas por dia, resolvendo uma lacuna significativa nos cuidados de saúde da região que serve cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.

A nova equipa será composta maioritariamente por profissionais que optaram por sair do setor privado para ingressar no SNS.

Segundo a ministra, seis destes especialistas irão juntar-se à equipa já existente no hospital e aos médicos internos em formação.

A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal está atualmente a finalizar a escala médica para o mês de setembro.

Ana Paula Martins admitiu, no entanto, que a estabilização completa dos serviços na Península de Setúbal levará algum tempo.

Esta medida insere-se num plano mais vasto do Governo, que prevê a criação de urgências regionais, matéria que será negociada com os sindicatos em setembro.

Artigos

9

Atualidade

Ver mais
News Image

Literacia em saúde renal: Um pilar para a qualidade de vida

A literacia em saúde é hoje reconhecida como um dos principais fatores que influenciam a forma como cada pessoa gere a sua saúde. No caso da Doença Renal Crónica (DRC), uma condição complexa e silenciosa nas fases iniciais, esta literacia é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde define […] O conteúdo Literacia em saúde renal: Um pilar para a qualidade de vida aparece primeiro em Nacional16.

Source LogoNacional16
News Image

Greve da Menzies pode afectar voos na Madeira

A ANA - Aeroportos da Madeira alerta, através das redes sociais, os passageiros sobre os possíveis impacto da greve dos trabalhadores da empresa de assistência Menzies, que tem início amanhã. De acordo com a publicação, a ANA recomenda aos passageiros que confirmem o estado do seu voo junto da companhia aérea antes de se dirigirem ao aeroporto. Código embebido Referência ao link: https://www.dnoticias.pt/2025/9/1/461322-tribunal-decreta-servicos-minimos-para-a-greve-dos-trabalhadores-da-menzies/

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa