
Protesto Climático na Sagrada Família



Duas ativistas do coletivo ecologista Futuro Vegetal realizaram um protesto na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, atirando tinta vermelha contra a base de uma coluna do icónico monumento.
Um vídeo divulgado pela organização mostra as ativistas a serem detidas por agentes de segurança enquanto gritavam “Justiça climática”.
Num comunicado, o grupo Futuro Vegetal explicou que a ação visa denunciar a ausência de medidas por parte do Governo para combater a crise climática.
O protesto estabelece uma ligação direta entre esta inação e as suas repercussões, nomeadamente os incêndios devastadores que afetaram a Península Ibérica e grande parte da Europa durante o verão.
Em agosto, Espanha foi particularmente atingida por uma onda de incêndios florestais que resultaram na morte de quatro pessoas e consumiram mais de 350.000 hectares.
O próprio governo espanhol classificou estes incêndios como “uma das maiores catástrofes ambientais” dos últimos anos, relacionando a sua magnitude com as alterações climáticas.
A Sagrada Família, obra inacabada do arquiteto Antoni Gaudí, é uma das principais atrações turísticas da cidade.
Este tipo de protesto não é inédito para o coletivo Futuro Vegetal, que já realizou dezenas de ações semelhantes. Em 2022, por exemplo, ativistas do grupo colaram as mãos às molduras de pinturas de Francisco de Goya no Museu do Prado, em Madrid, um ato que muitos museus denunciam como vandalismo.
Artigos
11










Atualidade
Ver mais
Agência admite "debilidades crónicas" na gestão do combate a incêndios
O presidente da agência integrada dos fogos rurais disse hoje que "há debilidades crónicas" na gestão do dispositivo de combate, avançando que este ano o sistema não conseguiu proteger as aldeias e gerir o fogo dentro das florestas.

Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula
O conteúdo Agrupamento de Escolas Amato Lusitano assina contrato para requalificação de salas de aula aparece primeiro em AlbiNotícias.

Hipertensão afeta 2,5 milhões de adultos em Portugal, metade sem controlo
Cerca de 2,5 milhões de adultos portugueses sofriam de hipertensão em 2024, um número que representa 41% da população entre os 30 e 79 anos, sendo que cerca de metade não tem a condição controlada.

Chamadas policiais falsas: desconfie de telefonemas em inglês
Existem cada vez mais relatos de consumidores portugueses a receber telefonemas fraudulentos em que alegam tratar-se de uma autoridade policial oficial. Saiba como identificar este esquema de burla.