menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Protesto Climático na Sagrada Família

Duas ativistas climáticas lançaram tinta contra a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, num ato de protesto contra a inação governamental perante a crise climática e os recentes incêndios florestais.
News ImageNews ImageNews Image

Duas ativistas do coletivo ecologista Futuro Vegetal realizaram um protesto na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, atirando tinta vermelha contra a base de uma coluna do icónico monumento.

Um vídeo divulgado pela organização mostra as ativistas a serem detidas por agentes de segurança enquanto gritavam “Justiça climática”.

Num comunicado, o grupo Futuro Vegetal explicou que a ação visa denunciar a ausência de medidas por parte do Governo para combater a crise climática.

O protesto estabelece uma ligação direta entre esta inação e as suas repercussões, nomeadamente os incêndios devastadores que afetaram a Península Ibérica e grande parte da Europa durante o verão.

Em agosto, Espanha foi particularmente atingida por uma onda de incêndios florestais que resultaram na morte de quatro pessoas e consumiram mais de 350.000 hectares.

O próprio governo espanhol classificou estes incêndios como “uma das maiores catástrofes ambientais” dos últimos anos, relacionando a sua magnitude com as alterações climáticas.

A Sagrada Família, obra inacabada do arquiteto Antoni Gaudí, é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Este tipo de protesto não é inédito para o coletivo Futuro Vegetal, que já realizou dezenas de ações semelhantes. Em 2022, por exemplo, ativistas do grupo colaram as mãos às molduras de pinturas de Francisco de Goya no Museu do Prado, em Madrid, um ato que muitos museus denunciam como vandalismo.

Artigos

11

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa