
Homenagem a Odair Moniz no Bairro do Zambujal



No Bairro do Zambujal, na Amadora, ativistas do movimento Vida Justa e moradores locais organizaram um evento para assinalar um ano da morte de Odair Moniz, um cidadão cabo-verdiano de 43 anos morto pelas autoridades a 21 de outubro de 2024. A homenagem incluiu um almoço, música, discursos e a inauguração de um grande mural numa parede de um prédio. Para além de Odair, descrito como uma pessoa "muito querida", o mural evoca a memória de outros três jovens do bairro que morreram, incluindo Carlos Reis (conhecido por PTB), que foi morto em 2003 noutro caso de violência policial. A ação serviu como um protesto contra o que os ativistas descrevem como um comportamento policial agressivo e recorrente no bairro. Segundo José Carlos, um dos promotores da iniciativa, "as intervenções policiais são realizadas de um modo distinto e é um bocado mais agressivo". Para capacitar os cidadãos, os ativistas distribuíram um "Manual de Sobrevivência a Intervenções Policiais", que descreve os direitos dos cidadãos e os procedimentos adequados das autoridades.
O ativista Ricardo Sequeira considera que o comportamento das forças de segurança não mudou, mas que a morte de Odair Moniz trouxe uma "nova consciência social aos bairros".
O evento foi também uma oportunidade para discutir as mudanças sociais nas periferias de Lisboa, impulsionadas pela crise da habitação.
Os ativistas salientaram que os preços elevados das casas estão a forçar pessoas de zonas não conotadas com a periferia a mudarem-se para bairros sociais.
José Carlos acredita que estes novos moradores podem testemunhar que o bairro "é uma zona perfeitamente normal". Ricardo Sequeira acrescentou que esta mudança demográfica, com a chegada de pessoas que não são "negros" nem "imigrantes", poderá, no futuro, dar "mais visibilidade aos problemas dos bairros".
A homenagem procurou ainda combater o estigma associado ao bairro, mostrando, através de iniciativas como o projeto ZambujArte, a "boa imagem do bairro" e os talentos locais, em contraponto com a imagem negativa frequentemente passada pelos meios de comunicação social.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
A Rádio Pax apurou que foram encontrados milhares de peixes mortos nas margens da Albufeira do Roxo, que se estende pelos concelhos de Beja e Aljustrel, contrariando os números oficiais que apontam apenas para cerca de 200 exemplares. Segundo a Associação de Beneficiários do Roxo, as espécies mais afetadas são carpas e pimpões. Em declarações […]

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) marca presença na reunião semestral da Aliança Europeia de Universidades HEROES, que decorre entre hoje e quinta-feira, na Universidade de Halmstad, na Suécia. O encontro reúne cerca de 120 representantes de nove instituições de ensino superior europeias, entre docentes, investigadores, pessoal técnico e administrativo, bem como, representantes estudantis. “O […]

No Dia Mundial de Combate ao Cyberbullying, a Ordem dos Psicólogos alerta para a relevância em saber mais acerca desta questão. Saiba mais.

Os Bombeiros Voluntários de Aljustrel estão sem direção. Nas últimas Assembleias Gerais não foi possível eleger os Órgãos Sociais por falta de listas concorrentes. A Assembleia Geral convocou novas eleições para o dia 5 de novembro, data em que termina o período de apresentação de listas. Nas redes sociais os Bombeiros de Aljustrel admitem que […]