menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Iniciativa Nacional Leva Literacia Financeira às Escolas no Dia da Poupança

Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação lançou uma iniciativa nacional para promover a literacia financeira. O programa "Educar para a Cidadania: Poupar, um compromisso com o futuro" mobilizou membros do Governo, supervisores financeiros e a comunidade académica para lecionar em escolas de todo o país.
News ImageNews ImageNews Image

No âmbito do Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação promoveu a iniciativa nacional "Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro". O programa visa sensibilizar os alunos do ensino básico e secundário para a importância da gestão de recursos, da poupança e das escolhas financeiras conscientes. A iniciativa contou com a parceria dos supervisores financeiros — Banco de Portugal (BdP), Autoridade de Supervisão de Seguros e de Fundos de Pensões (ASF) e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) —, que contribuíram para a elaboração dos materiais pedagógicos utilizados nas sessões. A mobilização para o programa foi vasta, envolvendo mais de 900 pessoas em cerca de 600 iniciativas por todo o país. Estudantes e docentes de instituições de ensino superior, das áreas de economia, gestão ou finanças, foram os principais dinamizadores das aulas de literacia financeira.

A adesão incluiu 200 professores universitários e de institutos politécnicos, bem como instituições como a Atlântica – Instituto Universitário, que enviou alunos e um docente para uma sessão na Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo, em Cascais.

Diversas individualidades de relevo participaram ativamente, lecionando em escolas onde estudaram.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, deu uma aula de duas horas a cerca de 150 alunos do 11.º ano na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa. Já o Governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira, lecionou para 130 alunos na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra.

Segundo o ministro da Educação, a vice-governadora do BdP também participaria numa ação no Funchal.

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, sublinhou que esta iniciativa consolida a formação em literacia financeira, que é obrigatória na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O governante referiu que esta era, em muitas escolas, uma "disciplina desestruturada", destacando agora a recetividade positiva de alunos e professores ao programa.

Artigos

12

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones