Queda por Descuido: Recordista Mundial da Maratona Suspensa Após Tomar Medicação de Empregada



A atleta queniana Ruth Chepngetich, atual detentora do recorde mundial da maratona feminina, foi suspensa por um período de três anos devido à utilização de substâncias proibidas. A sanção foi anunciada pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), que confirmou que a atleta admitiu a violação das regras antidopagem.
A suspensão tem início a 19 de abril de 2025.
Segundo o comunicado da AIU, a maratonista inicialmente não conseguiu justificar o resultado positivo do controlo.
Contudo, a 31 de julho, alterou a sua versão dos factos, afirmando que se sentiu doente dois dias antes da recolha da amostra, a 14 de março, e que tomou medicamentos pertencentes à sua empregada doméstica.
Chepngetich admitiu não ter verificado se os referidos medicamentos continham substâncias proibidas pelas normas desportivas.
Perante a infração, a AIU aplicou inicialmente uma sanção de quatro anos, dois acima da pena mínima prevista. No entanto, devido à admissão de culpa por parte da atleta, a suspensão foi reduzida para três anos. O organismo informou ainda que todos os recordes e conquistas obtidos por Ruth Chepngetich antes da data da recolha da amostra serão mantidos.
Artigos
5Desporto
Ver mais
Treinador do FC Porto destacou a qualidade exibicional da equipa em Nottingham e lamentou o resultado injusto na estreia de Sean Dyche pelo Forest.

Treinador do Nottingham Forest enalteceu adaptação e empenho dos jogadores após vitória importante sobre o FC Porto, na sua estreia.






