menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Morte da atriz Claudia Cardinale

A atriz franco-italiana Claudia Cardinale, um ícone do cinema dos anos 1960 e musa de aclamados realizadores, faleceu aos 87 anos, deixando um legado marcante no cinema mundial.
News ImageNews ImageNews Image

A atriz Claudia Cardinale, uma das mais proeminentes figuras do cinema italiano, morreu esta terça-feira aos 87 anos em Nemours, perto de Paris, França.

A notícia foi confirmada pela agência Ansa, que informou que a atriz faleceu ao lado dos seus filhos.

O seu agente, numa nota enviada à AFP, recordou-a como uma "mulher livre e inspirada, tanto na sua trajetória como mulher, quanto como artista".

Nascida a 15 de abril de 1938 na Tunísia com o nome Claude Joséphine Rose Cardinale, era filha de imigrantes da Sicília. A sua carreira começou de forma inesperada em 1957, aos 19 anos, após vencer o concurso de "Italiana Mais Bonita na Tunísia". O prémio, uma viagem ao Festival de Cinema de Veneza, revelou-se o seu bilhete para a fama. Foi nesse festival que o produtor Franco Cristaldi a descobriu, lançando-a para uma carreira de sucesso que rapidamente a tornou uma das atrizes mais cobiçadas de Itália. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Cardinale trabalhou com alguns dos maiores nomes do cinema, incluindo os realizadores Luchino Visconti, Federico Fellini, Sergio Leone, Richard Brooks e Henri Verneuil.

A sua filmografia notável valeu-lhe diversos prémios, entre os quais se destacam um Leão de Ouro, três prémios David di Donatello e três Nastri d'argento.

Nos seus últimos anos, vivia em França com os seus filhos, Patrick Cristaldi e Claudia Squitieri.

Além da sua carreira artística, Cardinale dedicou-se a causas sociais, tendo criado uma fundação para apoiar os direitos das mulheres e o ambiente. O seu empenho na defesa dos direitos das mulheres levou-a a ser nomeada embaixadora da UNESCO no ano 2000.

Artigos

6

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa