
Atriz espanhola Verónica Echegui morre aos 42 anos vítima de cancro



Verónica Fernández de Echegaray, conhecida profissionalmente como Verónica Echegui, faleceu no domingo, dia 24 de agosto, aos 42 anos.
A notícia foi confirmada por fontes ao jornal El País e pela União de Atores e Atrizes de Espanha, que indicaram que a atriz madrilena sucumbiu a um cancro.
A sua doença não era do conhecimento público e os seus últimos dias foram passados no Hospital Universitário 12 de Octubre.
A carreira de Echegui ganhou notoriedade em 2006 com o seu papel principal em "Yo soy la Juani", do realizador Bigas Luna.
Esta interpretação valeu-lhe uma nomeação para os prémios Goya na categoria de Melhor Atriz Revelação. O seu talento foi formalmente reconhecido em 2022, quando venceu um prémio Goya pela Melhor Curta Metragem de Ficção com "Tótem Loba", obra na qual trabalhou como realizadora, guionista e coprodutora.
Ao longo da sua carreira, foi nomeada para os Goya por quatro vezes.
O seu percurso inclui uma vasta filmografia em Espanha, com títulos como "8 citas" (2008), "La casa de Mi Padre" (2008), "Kamikaze" (2014) e, mais recentemente, o thriller político "Justicia Artificial" (2024).
A sua versatilidade levou-a também a participar em produções internacionais, como "&Me" (2013), "You're Killing Me Susana" (2016) e "À Fria Luz do Dia" (2012), onde contracenou com Henry Cavill, Sigourney Weaver e Bruce Willis.
O seu último trabalho foi na série "Love You to Death", da Apple TV+. Para além do seu trabalho como atriz e realizadora, Verónica Echegui tornou-se uma voz ativa na defesa das mulheres, denunciando publicamente os abusos sexuais de que foi vítima na indústria audiovisual.
Numa entrevista em 2020, destacou a mudança de mentalidades, referindo que antes se normalizavam tais situações e a responsabilidade recaía sobre as mulheres.
Artigos
7






Cultura e Entretenimento
Ver mais
Feira do Ano em Montemor-o-Velho abriu com casa cheia e dez dias de celebração
A Feira do Ano em Montemor-o-Velho arrancou este sábado, 30 de agosto, com o recinto lotado para a sessão protocolar de abertura, que assinalou o início de dez dias dedicados à valorização do património cultural, social e económico do concelho. A cerimónia contou com a participação de elementos das filarmónicas locais e momentos musicais da […]

Em plena gala do "Big Brother Verão", Maria Botelho Moniz é surpreendida pelo filho: "Arrasa, mãe!"
A apresentadora Maria Botelho Moniz recebeu uma mensagem do filho, Vicente, no arranque da décima gala do reality show da TVI "Big Brother Verão".

Rendas de filé e música ao vivo marcaram o dia de Felgueiras na Agrival

Surpresa do filho na ‘Gala’ faz Maria Botelho Moniz ficar emocionada no Big Brother
Dioguinho. Na noite deste domingo, 31 de agosto de 2025, a gala do “Big Brother” teve um momento inesperado que acabou por marcar a emissão. Maria Botelho Moniz, que no final de junho se estreou na condução da edição de verão do reality show, abriu a gala com a habitual energia, a cumprimentar o público em … Dioguinho.