menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Anúncio com Reagan Gera Crise: Trump Encerra Negociações Comerciais com o Canadá

O presidente norte-americano, Donald Trump, encerrou abruptamente todas as negociações comerciais com o Canadá, uma decisão desencadeada por uma campanha publicitária canadiana que utilizou um discurso do antigo presidente Ronald Reagan para criticar as tarifas.
News ImageNews ImageNews Image

Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos, anunciou na sua rede social, Truth Social, o fim de todas as negociações comerciais em curso com o Canadá, nomeadamente as relativas às tarifas sobre o aço e o alumínio. A decisão surgiu na sequência de uma campanha publicitária anti-tarifas financiada pelo governo da província de Ontário, no Canadá. O anúncio em questão, parte de uma campanha com um custo estimado entre 54 e 75 milhões de dólares, utilizou excertos de um discurso radiofónico de 1987 do antigo presidente dos EUA, Ronald Reagan. No vídeo, Reagan criticava a imposição de tarifas sobre produtos estrangeiros, alertando que, a longo prazo, tais barreiras comerciais prejudicam os trabalhadores e consumidores, podendo levar a retaliações e "guerras comerciais ferozes" que resultam no fecho de empresas e na perda de milhões de empregos. O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, confirmou que o anúncio tinha como objetivo argumentar contra as tarifas norte-americanas.

A reação de Donald Trump foi imediata e severa.

Descreveu o anúncio como "falso" e a atuação canadiana como "escandalosa", acusando o Canadá de tentar influenciar as decisões dos tribunais norte-americanos onde a legalidade das suas tarifas estava a ser contestada.

Trump reafirmou que as tarifas eram essenciais para a segurança nacional e a economia dos EUA.

A Fundação Ronald Reagan também condenou o anúncio, acusando o governo de Ontário de usar de forma "seletiva" e "deturpada" o áudio e vídeo de Reagan sem autorização, e afirmou estar a analisar as suas opções legais.

Antes da rutura, parecia provável um acordo comercial entre os dois países, segundo a imprensa canadiana.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, reagiu afirmando que o país "não iria permitir" o acesso injusto dos Estados Unidos ao seu mercado caso as negociações falhassem.

Esta escalada de tensão ocorre num momento sensível, uma vez que o acordo de comércio livre entre Estados Unidos, Canadá e México, de 2020, deverá ser revisto em 2026.

Artigos

16
Ver mais▼
News Image
Antiga prisão da PIDE em Maputo será museu-hotel

O abandonado edifício Vila Algarve, imóvel classificado no centro de Maputo e que serviu como prisão da PIDE no período colonial, vai ser transformado em museu-hotel, segundo informação do Governo moçambicano. De acordo com um anúncio de adjudicação, o Ministério dos Combatentes entregou à empresa Giluba-Lin o projeto de “elaboração, requalificação do edifício e exploração […] O conteúdo Antiga prisão da PIDE em Maputo será museu-hotel aparece primeiro em BOM DIA.

Source LogoBom Dia
categoryVer categoria completa