menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Futuro do Serviço Postal Universal em Risco: CTT Alerta para Insustentabilidade do Modelo a Partir de 2028

O presidente executivo dos CTT, João Bento, alertou que o atual modelo de financiamento do serviço postal universal se tornará insustentável após 2028, sublinhando a necessidade urgente de encontrar novas soluções para garantir a sua continuidade.
News ImageNews ImageNews Image

O presidente executivo (CEO) dos CTT, João Bento, afirmou que o modelo de financiamento do serviço postal universal (SPU) em Portugal deixará de ser viável após o ano de 2028.

A declaração foi proferida durante o Capital Markets Day 2025, um evento onde a equipa de gestão apresentou a estratégia e os objetivos da empresa para o triénio 2026-2028.

João Bento expressou a sua "absoluta certeza pessoal" sobre esta questão, justificando-a com a contínua e acentuada queda nos volumes de correio.

Segundo o gestor, esta tendência levará a que os preços do serviço se tornem "desproporcionalmente elevados", o que compromete a sustentabilidade do sistema atual.

Face a este cenário, o CEO destacou a "necessidade" de encontrar "novas formas de financiamento" para o SPU.

Este trabalho, referiu, tem sido desenvolvido de forma consistente e a sua implementação deverá ser iniciada durante o próximo período estratégico da companhia.

Para além da reestruturação do serviço postal, os CTT definiram outros objetivos estratégicos para o período 2026-2028.

A empresa pretende alcançar a liderança no setor da logística para o comércio eletrónico no mercado ibérico.

Outra meta mencionada é a aceleração do crescimento e da rentabilidade do Banco CTT, indicando uma aposta na diversificação de negócios.

Artigos

6

Economia

Ver mais
News Image
Governo avança com inspeção extraordinária às barragens e reforça investimento na prevenção de cheias

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou esta terça-feira, durante uma audição no Parlamento, que todas as barragens em território nacional serão alvo de uma inspeção extraordinária. A medida será formalizada através de um despacho que a governante irá assinar em breve, incumbindo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de realizar […] O conteúdo Governo avança com inspeção extraordinária às barragens e reforça investimento na prevenção de cheias aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
categoryVer categoria completa