
Previsões de Aumentos Salariais e Retenção de Talento em Portugal para 2026



Os orçamentos para aumentos salariais nas empresas em Portugal deverão manter-se estáveis em 2026, com uma média prevista de 3,4%, um valor em linha com os aumentos efetivos de 2025. A conclusão é do Salary Budget Planning Report, realizado pela consultora WTW entre abril e junho de 2025, que inquiriu 360 organizações em Portugal, num total de 29 mil respostas a nível mundial em 155 países.
De acordo com o estudo, mais de metade das empresas portuguesas (56%) não registou alterações nos seus orçamentos salariais. Entre as que realizaram ajustes, os principais fatores citados foram a previsão de uma recessão ou resultados financeiros mais fracos (35%), preocupações com a gestão de custos (32%), a pressão da inflação (23%) e a escassez de recursos (19%). Sandra Bento, Associate Director de Work & Rewards da WTW, salienta que, apesar da estabilidade geral, as empresas estão a ser mais criteriosas na alocação dos aumentos.
No que diz respeito à retenção de talento, a rotatividade voluntária situa-se nos 5,3% e a involuntária nos 4,9%. No entanto, verifica-se uma melhoria na capacidade das empresas para atrair e reter colaboradores, com a percentagem de organizações que afirmam não ter tido problemas a aumentar de 18% em 2024 para 25% em 2025. Em resposta às condições do mercado, as empresas estão a investir em medidas não salariais para apoiar as suas equipas.
As estratégias mais comuns incluem a melhoria da experiência do empregado (49%), o foco na diversidade, equidade e inclusão (46%), alterações nos benefícios de saúde e bem-estar (45%) e o aumento da flexibilidade no local de trabalho.
Adicionalmente, são feitos ajustes nos programas de remuneração, como revisões salariais para todos os trabalhadores (26%) ou para grupos específicos (24%), e o aumento dos salários de entrada (20%).
Apesar da legislação em vigor, a equidade salarial é uma prioridade para apenas 6,5% das empresas inquiridas.
Artigos
4



Atualidade
Ver mais
Acidente fatal com Tesla. Cidadão tentou ajudar e portas não abriram
Os puxadores eletrónicos dos carros da Tesla continuam a dar que falar. Chegam notícias de um acidente fatal na Alemanha em que não foi possível abrir as portas para resgatar as vítimas.

Jovens institucionalizados julgados por agressões a monitores em Beja
Quatro jovens terão protagonizado agressões, insultos e vandalismo numa instituição em Castro Verde, Beja, entre entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Atualmente têm entre 18 e 19 anos.

Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto
A Divisão de Investigação Criminal deteve, no dia 18 de setembro, pelas 09h30, um homem de 43 anos, suspeito do crime de violência doméstica, em... O conteúdo Homem detido por violência doméstica em prisão preventiva no Porto aparece primeiro em .

Idoso perde a vida num acidente com uma grua que provocou incêndio
Um homem, de 77 anos, morreu na segunda-feira, 22 de setembro, após um incêndio no camião grua com que trabalhava,...