
Fuga de Dados de Políticos Australianos



O governo australiano anunciou que está a investigar um portal de Internet, com sede nos Estados Unidos, que publicou os números de telemóvel privados do primeiro-ministro Anthony Albanese e de outros políticos do país. A plataforma em questão disponibiliza centenas de milhões de contactos pessoais de forma gratuita, compilados através de inteligência artificial a partir de redes sociais e portais profissionais.
As autoridades australianas não divulgaram o nome do site, mas confirmaram que este aceita pedidos para a remoção de dados, embora o processo não seja imediato.
Não se sabe há quanto tempo os números de telefone estavam disponíveis online.
O vice-primeiro-ministro australiano, Richard Marles, confirmou que o governo está ciente do incidente e notificou as autoridades competentes, descrevendo a situação como um "motivo de preocupação" e assegurando que estão a trabalhar para resolver o problema.
A fuga de informação gerou reações entre os políticos afetados.
A líder da oposição, Sussan Ley, que tomou conhecimento do caso através dos meios de comunicação social, já solicitou a remoção imediata dos seus dados pessoais do portal. Da mesma forma, o chefe do governo de Nova Gales do Sul, Chris Minns, manifestou a sua preocupação com a exposição de informações pessoais após ter sido informado recentemente sobre a fuga.
Artigos
7






Mundo
Ver mais
Esta Segunda-feira, o Hamas libertou vinte reféns israelitas com vida após mais de setecentos dias de cativeiro, em virtude de um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos. Em contrapartida, Israel libertou cerca de dois mil prisioneiros palestinianos, dando início a um clima de esperança e mobilizando uma cimeira de paz no Egipto com líderes […] O conteúdo Cessar-fogo anunciado após libertação de vinte reféns israelitas aparece primeiro em oRegiões.

Um incêndio destruiu grande parte do Mosteiro de Bernaga, um edifício do século XVII nos arredores de Milão, onde São Carlo Acutis fez a sua Primeira Comunhão. As 22 freiras que ali viviam em clausura escaparam ilesas.

O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, que terminou esta segunda-feira, 13 de outubro, no Japão, recebeu mais de 2,3 milhões de visitantes e várias figuras de relevo internacional, contribuindo para o sucesso da presença portuguesa no certame. [Leia mais]

Rússia já atingiu comboios humanitários posicionados em zonas próximas das linhas da frente na Ucrânia.