Renovação nas Lideranças Intermunicipais do Minho: Cávado e Alto Minho com Novos Presidentes



António Barbosa, autarca de Monção, foi eleito por unanimidade como o novo presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho. A eleição decorreu na segunda-feira, durante o ato de instalação do novo conselho. Para os cargos de vice-presidentes, foram escolhidos Vasco Ferraz, presidente da Câmara de Ponte de Lima, e Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo.
O Conselho Intermunicipal do Alto Minho é constituído pelos presidentes das 10 câmaras municipais que integram a comunidade.
Na CIM Cávado, o novo presidente, também eleito por unanimidade na segunda-feira, é Mário Constantino Lopes, presidente da Câmara de Barcelos.
Sucede a Ricardo Rio, ex-autarca de Braga, que presidiu à entidade nos últimos três mandatos. A nova equipa dirigente inclui João Rodrigues, autarca de Braga, e Júlia Fernandes, autarca de Vila Verde, como vice-presidentes. Os restantes membros do conselho são os presidentes de câmara de Amares (Emanuel Magalhães), Esposende (Carlos Silva) e Terras de Bouro (Manuel Tibo).
No seu discurso de posse, Mário Constantino Lopes agradeceu o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, Ricardo Rio, destacando o seu "papel determinante" na consolidação da CIM Cávado como uma referência nacional.
O novo presidente prometeu dar continuidade ao trabalho feito, com foco na proximidade e cooperação, apontando a sustentabilidade e a competitividade como eixos centrais para o mandato de quatro anos.
O objetivo é projetar a região "como exemplo de desenvolvimento equilibrado, inovador, sustentável", reforçando a ligação entre os concelhos e valorizando os recursos locais.
As CIM são responsáveis por promover a estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental e articular investimentos de interesse intermunicipal.
Artigos
9Política
Ver mais
Os secretários regionais dos Assuntos Parlamentares e Comunidades e da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores apresentaram hoje, na Escola Profissional da Horta, o Programa Nacional de Assinaturas Digitais para Jovens dos 15 aos 18 anos. Paulo Estêvão, que tem competências na área da comunicação social, e Maria João Carreiro, que tutela as escolas profissionais, […] O conteúdo Apresentado programa nacional de assinaturas digitais de jornais aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O presidente da Fundação para os Estudos e Formação das Autarquias Locais (FEFAL) defendeu hoje no parlamento açoriano, em Ponta Delgada, que a transferência de verbas do Estado para as autarquias deve ser feita de forma mais equitativa. “Aquilo que são as transferências do Estado para as autarquias, do meu ponto de vista, não são […] O conteúdo Transferências do Estado para freguesias deve ser equitativa aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Inspetores da Polícia Judiciária realizaram buscas nesta segunda-feira na Câmara Municipal da Nazaré, em diversos organismos do Estado, numa sociedade anónima de capitais públicos, em três sociedades comerciais e num empreendimento turístico, devido a suspeitas de “crimes de participação económica em negócio, falsificação, corrupção e branqueamento de capitais” nos procedimentos relacionados com um contrato de concessão, durante quarenta anos, da utilização privativa de uma área do domínio público marítimo na zona do porto de abrigo da Nazaré, no âmbito da reabilitação e conservação para fins turísticos de nove moradias que ali foram construídas.

Numa mensagem dirigida ao congresso do Reconquista, Pedro Frazão diz que um dos maiores desafios do país é a remigração - a deportação forçada de imigrantes não brancos. André Ventura rejeita proximidade com o movimento, mas diz que não se podem condenar posições internas que podem estar alinhadas com os princípios do partido.








