menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Nova Liderança no Douro Superior: José Meneses Assume Presidência da AMDS com Foco no Desenvolvimento Regional

O autarca de Torre de Moncorvo, José Meneses, foi eleito presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), consolidando a liderança de uma entidade que congrega oito municípios para promover o desenvolvimento e a cooperação na região.
News ImageNews ImageNews Image

O autarca de Torre de Moncorvo, José Meneses (PSD), foi eleito presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), numa sessão que decorreu em Torre de Moncorvo. Meneses já ocupava o cargo por inerência desde 22 de janeiro, após a suspensão do mandato do anterior presidente, Nuno Gonçalves, que assumiu funções como deputado eleito pelo PSD no círculo de Bragança. Esta é, no entanto, a primeira vez que é eleito para estas funções.

Para o Conselho Diretivo da associação foram também eleitos como vogais o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel (PSD), e o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira (PS). A Mesa da Assembleia Intermunicipal é presidida por Carlos Condesso, de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo como vice-presidente Pedro Duarte, de Vila Nova de Foz Côa, e como secretária Helena Barril, de Miranda do Douro. A AMDS é uma associação de fins específicos que visa promover a cooperação e o desenvolvimento na região do Douro Superior.

É constituída por oito municípios dos distritos de Bragança e da Guarda. Do distrito de Bragança, fazem parte Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Miranda do Douro e Torre de Moncorvo. Do distrito da Guarda, integram a associação os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Vila Nova de Foz Côa. Entre os principais objetivos da AMDS contam-se a defesa do meio ambiente e dos recursos naturais, o ordenamento do território e o desenvolvimento da cooperação transfronteiriça, nomeadamente com a província espanhola de Salamanca.

No campo social, a associação foca-se no fomento do emprego, na formação profissional, na fixação das populações e na divulgação de oportunidades de investimento na região.

As suas competências abrangem ainda áreas como o turismo, a defesa do património cultural e a recolha de resíduos urbanos nos oito concelhos que a compõem.

Artigos

8
Explorar A Seguir Resumos Fontes Ouvir
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones