
Debate sobre Educação Marca Campanha Autárquica em Coimbra



José Manuel Silva, atual presidente do município e candidato pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/MPT), afirmou que a educação é uma das suas paixões, destacando que durante o seu mandato de quatro anos não encerrou escolas e reabilitou 14. O candidato referiu ter herdado um plano que previa o fecho de várias escolas, incluindo todas as da União de Freguesias de São Martinho da Árvore e Lamarosa, uma decisão que reverteu. Entre as escolas requalificadas, mencionou as de Cernache, Fala, Areeiro e Almalaguês, entre outras, e acrescentou que as escolas Eugénio de Castro, Eiras e Conchada estão em obras profundas. Além das reabilitações, Silva apontou a criação de 10 novas salas de educação pré-escolar e 27 do primeiro ciclo, a elaboração do projeto para a escola José Falcão, orçado em 35 milhões de euros, e para a escola de Santa Apolónia. Outras iniciativas do seu mandato incluem a criação da primeira creche municipal na Solum, um acordo com o Exploratório para garantir acesso gratuito a todas as crianças do concelho, a aprovação de uma escola de artes no Plano Municipal de Educação e a implementação do projeto TUMO. Segundo o candidato, estes factos demonstram um investimento na educação "nunca antes visto" no concelho.
Em contraponto, Ana Abrunhosa, candidata pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), acusou o atual presidente de ter "chumbado em toda a linha" na área da educação.
A ex-ministra criticou José Manuel Silva por, na sua opinião, não ter aproveitado o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para requalificar as escolas do município. As declarações de José Manuel Silva foram feitas durante uma ação de campanha na Feira dos 7, onde também ouviu críticas sobre o funcionamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Na corrida à presidência da Câmara Municipal de Coimbra estão também os candidatos Francisco Queirós (CDU), José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda), Maria Lencastre Portugal (Chega), Sancho Antunes (ADN) e Tiago Martins (Nova Direita). O atual executivo municipal é composto por seis eleitos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
Artigos
7






Política
Ver mais
Numa arruada em pleno Centro Histórico do Porto, Filipe Araújo deixa críticas às candidaturas do PS e do PSD, enquanto uma porta aberta para "Lisboa passar a mandar no Porto".

Parece óbvia a razão de o Governo mudar o calendário e antecipar a entrega do documento: é a melhor maneira de abafar as notícias sobre o caso Spinumviva.

Com as alterações feitas à lei de imigração, a entrada de pessoas em Portugal, e consequentemente nos Açores, ficará mais dificultada. Pelo menos é essa a opinião de Leoter Viegas, presidente da AIPA, que revelou, ao Correio dos Açores, quais são as implicações que as alterações terão, como poderão influenciar a entrada de mão-de-obra nos […]

André Ventura aponta ao pódio nas autárquicas e garante que está a disputar as eleições com PSD e PS.