
Autárquicas. Fernando Afonso é candidato do Chega a Bragança



O partido Chega apresenta uma estratégia ambiciosa para as próximas eleições autárquicas, candidatando 59 dos seus 60 deputados a cargos municipais, com 44 destes a encabeçarem listas para presidentes de câmara. Segundo o partido, esta decisão estratégica visa "valorizar a ligação entre o poder local e o trabalho desenvolvido a nível nacional", considerando que a participação dos deputados representa uma "mais-valia para as comunidades locais".
Um dos exemplos desta estratégia é a candidatura de Fernando Afonso à Câmara de Bragança.
Com um percurso político iniciado no CDS, onde foi militante e liderou estruturas da Juventude Popular, Afonso afirma estar agora empenhado, pelo Chega, em "lutar por um país justo e com futuro para todos".
Outros partidos também definem as suas candidaturas.
O partido Juntos Pelo Povo (JPP) candidata a advogada Helena Pedroso à Câmara da Maia, no distrito do Porto.
Pedroso, que já foi vereadora em regime de substituição entre 2017 e 2021, justifica a sua candidatura com a necessidade de "haver alternância para haver democracia", argumentando que o poder municipal na Maia tem estado concentrado nas mesmas pessoas.
No panorama geral, a Aliança Democrática (AD) prepara-se para as eleições de outubro, onde pretende colocar "a carne toda no assador".
Por sua vez, o Partido Socialista (PS) está a focar-se na formação de coligações como estratégia para não perder os municípios que já detém.
Artigos
6





Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Numa UE "desigual", aplicar regulamento dos media é o "maior desafio"
A conselheira da ERC Carla Martins considera, em entrevista à Lusa, que aplicar o regulamento Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA) em espaço europeu com nível de independência desigual "será o maior desafio".