
Autárquicas: Habitação e transportes são as prioridades do Bloco de Esquerda em Braga



O programa eleitoral do Bloco de Esquerda (BE) para as eleições autárquicas em Braga, que se realizam a 12 de outubro, assenta em quatro pilares fundamentais: habitação, combate às alterações climáticas, transportes públicos gratuitos e inclusão social.
A apresentação, liderada pelo cabeça de lista António Lima, decorreu no Parque da Ponte, descrito como “um dos poucos espaços verdes que a cidade mantém há mais de 100 anos”.
Na área da habitação, a candidatura considera “urgente trocar uma política de especulação imobiliária por uma política pública de habitação”. Segundo António Lima, esta nova política deve oferecer uma alternativa tanto aos bracarenses como a todos os que escolhem viver na cidade, contrariando a especulação.
A mobilidade urbana é outra das prioridades, com o candidato a criticar os últimos 12 anos de governação da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM), que acusa de ter “completamente esquecido” o problema.
Para o BE, “pintar ciclovias e criar umas poucas linhas de autocarro” é insuficiente.
A proposta passa por uma “mobilidade suave” que garanta segurança a peões e ciclistas, e pela criação de corredores dedicados e contínuos para autocarros, de modo a que o transporte público se torne mais competitivo que o automóvel individual. Lima sublinha que esta é uma “questão de urgência ambiental”, apontando a poluição, as ondas de calor e as enxurradas que afetam Braga. No que diz respeito à inclusão social, o cabeça de lista bloquista acusa a direita de ter “cativado imigrantes para virem viver para Braga e depois tê-los abandonado à sua sorte”.
O programa visa também combater as “bolsas e espaços de exclusão” existentes no concelho.
O atual executivo municipal de Braga é composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga, quatro do PS e um da CDU.
Artigos
6





Política
Ver mais
O Interior vai ser uma prioridade estratégica do governo, garantiu em Seia o ministro das O conteúdo Miguel Pinto Luz em Seia: “O Interior tem sido negligenciado numa atitude estúpida do Estado” aparece primeiro em Seia Digital.

Celso Bettencourt, candidato do PSD à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promete a revitalização da baía da cidade, dizendo-se determinado em concretizar um dos projectos mais estruturantes para o futuro do concelho. Há precisamente um ano, o candidato tinha apresentado publicamente um plano de requalificação para a baixa de Câmara de Lobos, assente em […]

A CDU realizou hoje um jantar comício no Curral das Freiras onde o candidato à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Marco Fernandes, declarou que “o Curral das Freiras é um exemplo muito claro da desgraça que é ficarem apenas os senhorios na autarquia”. Conforme explicou, “os senhorios não podem ficar sozinhos na Câmara. Quando […]

O ex-deputado felgueirense António Pedro Faria disse esta semana ao SF Jornal que caso seja eleito à Assembleia Municipal de Felgueiras, procurará alterar o regimento de forma a que este órgão fiscalizador vá ao encontro dos cidadãos, descentralizando as reuniões e promovendo uma cultura de participação ativa.Esta é uma das bandeiras do candidato da coligação […] O conteúdo António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO) aparece primeiro em Semanário de Felgueiras.