Autoeuropa em Alerta: Disputa Geopolítica por Semicondutores Ameaça Produção



A Volkswagen Autoeuropa admitiu estar preocupada com um potencial problema no fornecimento de semicondutores da empresa Nexperia, que poderá afetar toda a indústria automóvel europeia.
Num comunicado interno, a fábrica de Palmela garantiu que, até ao momento, não foi afetada e que a produção para a semana seguinte está assegurada.
No entanto, devido à dinâmica da situação, a empresa não descarta a possibilidade de "impactos de curto prazo".
A origem da crise reside numa disputa geopolítica.
O governo holandês assumiu o controlo da Nexperia, uma subsidiária da empresa chinesa Wingtech, a 30 de setembro, alegando preocupações com a propriedade intelectual. Em resposta, o governo chinês proibiu a exportação dos produtos acabados da Nexperia.
Embora não sejam tecnologicamente avançados, os semicondutores desta empresa são amplamente utilizados em automóveis, gerando apreensão em fabricantes como a Volkswagen e a BMW.
Para mitigar os riscos, o Grupo Volkswagen criou uma 'task-force' para acompanhar a situação, com a qual a Autoeuropa está em contacto permanente.
Um executivo do grupo anunciou já ter garantido o acesso a um fornecedor alternativo.
Outras empresas do setor também estão a reagir: a Bosch, fornecedora da Autoeuropa, enfrenta "desafios significativos" e apela a uma resolução rápida do conflito.
Por outro lado, a fornecedora francesa Valeo já encontrou substitutos para mais de 95% dos componentes que dependiam de 'chips' da Nexperia.
A Autoeuropa comprometeu-se a manter os seus colaboradores e fornecedores informados sobre qualquer desenvolvimento relevante.
Artigos
5Economia
Ver mais
Apesar de expandir a sua rede de voos durante o próximo inverno, com quase 800 voos diários para cerca de 170 destinos em 73 países, a oferta da Air France para Portugal vai manter-se estável. A Air France continua a expandir a sua rede. A companhia aérea francesa vai operar quase 800 voos diários para...

Em setembro, a Lufthansa já tinha manifestado o interesse na privatização da TAP

A estimativa global das alienações aponta para uma receita de cerca de 1,2 mil milhões de euros, sendo que o valor individual desta quinta ainda não está definido. Com 19…

Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira uma investigação sobre o alegado incumprimento, por parte da China, do acordo comercial de 2020, poucos dias antes da reunião entre os líderes dos dois países na Coreia do Sul. O representante do Comércio da Casa Branca, Jamieson Greer, disse que a medida “reforça o compromisso do Governo em […]



