Quatro alpinistas morrem após avalanche na Grécia



Os corpos de quatro alpinistas foram encontrados esta sexta-feira nas montanhas Vardousia, no centro da Grécia, depois de terem sido apanhados por uma avalanche. O grupo, composto por três homens com idades entre os 30 e os 35 anos e uma mulher com cerca de 35 anos, tinha sido dado como desaparecido no dia de Natal. As equipas de resgate gregas iniciaram uma vasta operação de busca, que incluiu o uso de drones e cães, após receberem o alerta para o desaparecimento de três excursionistas. As autoridades não tinham, inicialmente, conhecimento de que uma quarta pessoa, a mulher, se encontrava com o grupo. Os três amigos tinham partido da aldeia de Athanasios Diakos na manhã de quinta-feira para uma caminhada na montanha, mas não voltaram a dar sinais de vida. Um dos alpinistas era considerado experiente e tinha alugado uma casa na aldeia.
A operação de localização e resgate foi dificultada pelas condições adversas, incluindo baixas temperaturas, visibilidade limitada, a morfologia do terreno e a neve intensa que, em alguns locais, chegava à altura dos joelhos.
As equipas de resgate começaram a considerar seriamente a hipótese de uma avalanche quando atingiram uma altitude de aproximadamente 1.000 metros.
Os corpos foram localizados perto de um local onde, horas antes, tinham sido descobertos vestígios da sua presença.
O ponto mais alto da serra de Vardousia, o Monte Korakas, atinge 2.495 metros.












