
Avaliação Bancária da Habitação em Agosto



De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor mediano de avaliação bancária da habitação fixou-se em 1.965 euros por metro quadrado no mês de agosto. Este valor representa um aumento de 20 euros em comparação com o mês de julho e uma acentuada subida homóloga de 18,1% face a agosto de 2024. A análise do INE baseou-se em cerca de 31.700 avaliações bancárias. Este número, no entanto, assinala uma diminuição no volume de avaliações realizadas, com uma quebra de 6,4% em relação a julho e um ligeiro decréscimo de 0,3% quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Regionalmente, a subida de preços não foi uniforme. A Península de Setúbal destacou-se com o aumento homólogo mais intenso, registando uma valorização de 24,7%. Já na comparação com o mês anterior, a região do Oeste e Vale do Tejo apresentou o crescimento mais expressivo, com uma subida de 3%. O INE sublinhou que, em ambas as análises, homóloga e mensal, não se verificou qualquer descida do valor mediano de avaliação em nenhuma das regiões do país.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Os depósitos continuam a dominar a carteira das famílias, refletindo preferência por liquidez e as características do mercado doméstico.

Poupar dinheiro pode ser um verdadeiro desafio nos dias de hoje. As despesas domésticas, como as contas de água, eletricidade, gás, telecomunicações e alimentação, representam um peso considerável nos orçamentos familiares, dificultando a tarefa de poupar. Através deste Explicador, saiba como adoptar algumas estratégias para conseguir reduzir alguns gastos. Conteúdo Reservado Poupar no consumo da água 0. Imagem inserida a 19/09/2025 11:41 Além de poupar alguns euros, o gesto de poupar água deve

Questionado sobre o que significará a intensificação da luta a que aludiu, o secretário-geral da CGTP esclareceu que o caminho poderá passar pela greve geral.

Primeiro-ministro voltou a elencar algumas das medidas tomadas pelo seu executivo como o alargamento do IRS jovem ou o aumento do complemento solidário para idosos.