
Alegada interferência russa afeta aterragem do avião de Von der Leyen



Durante a aproximação a um aeroporto na Bulgária, identificado por uma das fontes como o de Plovdiv, o avião em que viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sofreu uma falha no seu sistema de GPS. A desativação dos serviços de navegação obrigou o piloto a realizar a aterragem de forma manual, recorrendo a mapas em papel para garantir a segurança da manobra. Um dos artigos descreve o incidente como uma "aterragem de emergência". A causa do bloqueio do sinal de GPS está a ser amplamente atribuída a uma suspeita de interferência russa. As várias fontes noticiosas referem que o incidente está a ser tratado pelas autoridades como uma potencial operação de sabotagem ou um ataque de interferência proveniente da Rússia. A falha terá afetado não só o sistema da aeronave, mas também, segundo um dos relatos, o sistema de GPS do próprio aeroporto, que ficou inoperacional.
Este evento destaca a vulnerabilidade dos sistemas de navegação a ataques externos e levanta preocupações de segurança, especialmente por envolver uma alta representante da União Europeia.
A data exata em que o incidente ocorreu não foi mencionada nos artigos.
Artigos
75










































































Mundo
Ver mais
Mulher que tentou leiloar mansão de Elvis Presley vai ser condenada
Uma mulher que tentou leiloar a mansão de Elvis Presley, conhecida como 'Graceland' e que funciona como museu, vai ser condenada. Quando esquema foi descoberto, a suspeita tentou culpar uma outra entidade já conhecida.

Lula pede financiamento internacional para preservação das florestas
O presidente do Brasil pediu hoje, num discurso nas Nações Unidas, à comunidade internacional financiamento para os países que mantêm as suas florestas.

Minutos após criticar, Trump diz a Guterres que apoia ONU a "100%"
O presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu hoje ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que apoia a ONU a "100%", apesar das duras críticas que fez minutos antes perante a Assembleia-Geral.

Pai de Elon Musk acusado de abusar de filhos e enteados durante 30 anos
A primeira acusação conhecida contra Errol Musk surgiu em 1993, após uma das enteadas, na altura 4 anos, dizer que o padrasto lhe tinha tocado. Trinta anos mais tarde, o filho que teve com esta mesma jovem surge com queixas semelhantes.