Capitania do Funchal prolonga aviso de agitação marítima para a Madeira



Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a autoridade marítima regional prolongou o aviso de mau tempo, que se manterá em vigor até quinta-feira.
As previsões apontam para ondas que podem atingir os quatro metros na costa norte da Madeira, enquanto na costa sul as ondas deverão ser de até dois metros.
A visibilidade no mar é descrita como "boa a moderada".
O IPMA colocou a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima.
Adicionalmente, foi emitido um aviso de mau tempo classificado como "sinal 6", indicando ventos de norte/nordeste com velocidades que podem atingir entre 51 e 62 quilómetros por hora. No entanto, uma comunicação posterior mencionou o cancelamento do aviso de vento forte, mantendo-se o de agitação marítima. Face a estas condições, a Capitania do Porto do Funchal reforçou um conjunto de recomendações.
Aconselha-se a toda a comunidade marítima e à população em geral que evitem passeios junto ao mar ou em zonas costeiras expostas, como molhes de proteção, arribas, praias ou piscinas naturais.
A prática de pesca lúdica, especialmente junto a falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, é fortemente desaconselhada. Para os proprietários e armadores de embarcações, a autoridade marítima insiste na necessidade de reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada dos barcos atracados e fundeados, bem como de garantir as devidas condições de navegabilidade antes de se fazerem ao mar.

















