IPMA estende aviso laranja por agitação marítima em seis distritos até sábado



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Leiria, Aveiro e Coimbra até às 03:00 de sábado, devido à previsão de forte agitação marítima.
O aviso, que define uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, estava inicialmente previsto terminar na quinta-feira. São esperadas ondas de noroeste com cinco a 5,5 metros de altura, podendo atingir uma altura máxima de 10 metros. Como consequência do mau tempo no mar, a Autoridade Marítima Nacional informou que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, Nazaré e Cascais estão encerradas a toda a navegação. Adicionalmente, as barras de Aveiro e Viana do Castelo estão condicionadas, com restrições a embarcações com comprimento inferior a 15 e 12 metros, respetivamente.
O IPMA emitiu também outros alertas.
Os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja encontram-se sob aviso amarelo, o que indica uma “situação de risco para determinadas atividades”, também devido à agitação marítima, até às 07:00 de sábado. Para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, foi emitido um aviso amarelo por previsão de chuva por vezes forte, válido entre as 17:00 e as 21:00 de sexta-feira. As ilhas da Madeira e do Porto Santo também estão sob aviso amarelo por agitação marítima, com previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros. Este aviso estará em vigor entre as 15:00 de sexta-feira e as 07:00 de sábado.















