menulogo
Notícias Agora
user
Close

Balanço provisório do sismo no Afeganistão sobe para 900 mortos

Um sismo de magnitude 6,0 abalou o leste do Afeganistão, resultando num balanço provisório de 900 mortos e desencadeando uma complexa operação de resgate.
News ImageNews ImageNews Image

Um sismo de magnitude 6,0 atingiu uma região montanhosa no leste do Afeganistão na noite de domingo, arrasando aldeias e deixando um rasto de destruição. As autoridades afegãs confirmaram que o número de mortos aumentou para 900, enquanto as equipas de resgate continuam as buscas por sobreviventes entre os escombros. O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres do Afeganistão, Yousaf Hammad, alertou que o balanço de vítimas pode alterar-se “significativamente”, à medida que os feridos são retirados das zonas mais atingidas. As operações de socorro enfrentam grandes dificuldades, uma vez que o sismo provocou deslizamentos de terras em algumas áreas, bloqueando estradas e dificultando o acesso das equipas de resgate aos locais afetados.

A comunidade internacional começou a mobilizar-se em resposta à catástrofe.

As Nações Unidas (ONU) estão a coordenar-se com as autoridades talibãs para avaliar as necessidades no terreno e prestar assistência de emergência. A organização já disponibilizou cinco milhões de dólares do seu fundo de emergência e está a preparar um apelo de urgência para angariar mais apoio. Adicionalmente, o Reino Unido anunciou a doação de um milhão de libras para as vítimas, e Portugal disponibilizou-se para ajudar nas ações internacionais de resgate.

Artigos

5
categoryVer categoria completa