
O Legado de Balsemão: O Homem que Moldou a Democracia e a Comunicação Social em Portugal



A semana noticiosa foi marcada pela morte de Francisco Pinto Balsemão, figura central da história democrática portuguesa, cujo desaparecimento levou o Governo a decretar luto nacional.
Vários programas e artigos recordaram o seu percurso multifacetado, que o levou de jurista a político, de jornalista a primeiro-ministro e, finalmente, a empresário e figura maior dos media em Portugal. Considerado o “pai dos media”, o seu legado mais visível é a fundação do jornal Expresso e do canal de televisão SIC, dois marcos na comunicação social do país. Apesar da sua passagem pelo governo como primeiro-ministro e de ter sido um dos fundadores do PSD, Balsemão afirmava ser, acima de tudo, jornalista, uma ideia que reiterou ao longo da sua vida.
O seu percurso jornalístico e político teve início ainda durante a ditadura.
Nos tributos que lhe foram prestados, como nos podcasts “A Arte do Possível” e no programa “Eixo do Mal”, foi sublinhado o seu combate pela moderação política e pela liberdade.
As análises destacam que, em momentos cruciais tanto na política como no jornalismo, Balsemão não hesitou em escolher “o lado certo, mesmo que fosse o mais difícil”. O seu exemplo é visto como uma perda que deixa o país “mais fraco”, sendo recordado como um homem que marcou a história democrática nacional.
Artigos
6





Política
Ver mais
Aumento mantém-se em linha com aquele que está acordado para os dois anos anteriores, 2027 e 2028.

Candidato presidencial criticou o racismo e a xenofobia e prometeu foco no combate à pobreza se for eleito, aquando da visita à Academia Johnson, no Bairro do Zambujal.

O Partido Socialista da Madeira realizou, esta sexta-feira, na sua sede regional, o plenário 'Ouvir e Dar Voz – Plenário sobre o Orçamento do Estado 2026', com a participação de Paulo Cafôfo, Sofia Canha e Emanuel Câmara. Perante militantes e simpatizantes, Paulo Cafôfo apresentou uma análise crítica do Orçamento do Estado para 2026, centrando-se nas implicações para a Região Autónoma da Madeira e denunciando a retirada de medidas deste orçamento que estavam inscritas no Orçamento de Estado de 2

Manuela Magno queixou-se à Comissão Nacional de Eleições por ter sido excluída dos debates televisivos das presidenciais. A candidata apela também à intervenção da ERC e da Autoridade da Concorrência.
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt








