menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

O Legado de Balsemão: O Homem que Moldou a Democracia e a Comunicação Social em Portugal

A morte de Francisco Pinto Balsemão dominou a atualidade noticiosa, com vários meios de comunicação a recordar o percurso e o legado do antigo primeiro-ministro e fundador do Expresso e da SIC.
News ImageNews ImageNews Image

A semana noticiosa foi marcada pela morte de Francisco Pinto Balsemão, figura central da história democrática portuguesa, cujo desaparecimento levou o Governo a decretar luto nacional.

Vários programas e artigos recordaram o seu percurso multifacetado, que o levou de jurista a político, de jornalista a primeiro-ministro e, finalmente, a empresário e figura maior dos media em Portugal. Considerado o “pai dos media”, o seu legado mais visível é a fundação do jornal Expresso e do canal de televisão SIC, dois marcos na comunicação social do país. Apesar da sua passagem pelo governo como primeiro-ministro e de ter sido um dos fundadores do PSD, Balsemão afirmava ser, acima de tudo, jornalista, uma ideia que reiterou ao longo da sua vida.

O seu percurso jornalístico e político teve início ainda durante a ditadura.

Nos tributos que lhe foram prestados, como nos podcasts “A Arte do Possível” e no programa “Eixo do Mal”, foi sublinhado o seu combate pela moderação política e pela liberdade.

As análises destacam que, em momentos cruciais tanto na política como no jornalismo, Balsemão não hesitou em escolher “o lado certo, mesmo que fosse o mais difícil”. O seu exemplo é visto como uma perda que deixa o país “mais fraco”, sendo recordado como um homem que marcou a história democrática nacional.

Artigos

6

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa