Banco de Portugal Alerta: Falsas Ofertas de Emprego Escondem Esquemas de Burla Financeira



O Banco de Portugal (BdP) alertou os cidadãos para um esquema fraudulento que circula através de mensagens e chamadas telefónicas, frequentemente de números estrangeiros, com falsas propostas de trabalho online.
Estas ofertas, que não foram solicitadas pelas vítimas, prometem rendimentos elevados por tarefas simples e podem ser divulgadas em redes sociais como o WhatsApp e o Telegram.
O principal objetivo dos criminosos é duplo: convencer os destinatários a efetuar pagamentos ou utilizar as suas contas bancárias como “contas-mula”.
Nestas últimas, as contas das vítimas são usadas para transferir e branquear capitais obtidos através de atividades ilegais.
As tarefas propostas são geralmente fáceis, como visualizar vídeos em plataformas como YouTube e TikTok, seguir perfis em redes sociais ou escrever avaliações de hotéis.
Após o contacto inicial, a vítima é frequentemente adicionada a um grupo de chat onde recebe as instruções.
Para ganhar a confiança da vítima, os burlões podem inicialmente pagar pequenas quantias pelas primeiras tarefas. Contudo, o esquema evolui para a exigência de pagamentos por parte da vítima, seja sob a forma de uma “taxa de inscrição” com promessa de devolução, seja como um adiantamento para aceder a “tarefas pré-pagas” supostamente mais lucrativas.
Com o tempo, os montantes exigidos aumentam e os pagamentos à vítima cessam. Quando confrontados, os criminosos desaparecem, eliminando os grupos de chat e páginas associadas.
O BdP refere ainda que alguns destes esquemas podem estar ligados a fraudes com criptoativos.
Face a esta ameaça, o Banco de Portugal recomenda que os cidadãos desconfiem de oportunidades de “dinheiro fácil”, não cliquem em links de origem desconhecida, protejam os seus dados pessoais e nunca realizem pagamentos adiantados. Em caso de dúvida, não devem partilhar informações pessoais.
Se alguém detetar movimentos não autorizados na sua conta, deve contactar imediatamente o seu banco.
As vítimas de fraude devem apresentar queixa junto das autoridades policiais (PSP, GNR ou PJ) ou do Ministério Público.
Artigos
9Atualidade
Ver mais
O Governo espanhol decidiu proibir, a partir de segunda-feira, a criação de aves de capoeira, em várias zonas do país, face ao aumento do número de casos de infeção pela gripe das aves na Europa. “Nas últimas semanas, temos observado um aumento do número de casos, tanto em aves selvagens como domésticas, indicando um agravamento […]

IPMA prevê rajadas até 90 km/h no litoral e acumulados de chuva superiores a 150 mm no Norte e Centro até domingo Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Depressão Claudia provoca vento forte, chuva intensa e agitação marítima em Portugal até ao fim de semana

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), por intermédio dos seus docentes, estudantes e alumni,...

As alegadas agressões foram registadas por câmaras de videovigilância e ocorreram em fevereiro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Ministério Público acusa dois polícias de agredirem arguido dentro do tribunal de Almada








