A Dupla Face da IA na Banca Portuguesa: Eficiência vs. Responsabilidade



Álvaro Santos Pereira, o novo governador do Banco de Portugal, alertou para os perigos associados ao uso de Inteligência Artificial (IA) na avaliação de crédito, durante o 10.º Fórum para a Supervisão Comportamental Bancária. O governador sublinhou que os algoritmos de avaliação de risco, se não forem devidamente controlados, podem conter enviesamentos que resultem na exclusão de certas camadas da população do acesso ao financiamento. Para Santos Pereira, estes modelos não podem ser "caixas negras", sendo imperativo que as instituições bancárias se responsabilizem pelo seu funcionamento, monitorizem os resultados de forma contínua e permitam a verificação por parte da entidade supervisora.
Na sua intervenção, o sucessor de Mário Centeno reconheceu os benefícios da transformação digital, como a personalização de produtos e a maior acessibilidade.
Contudo, insistiu que os bancos devem manter o cliente como foco principal, garantindo a sua capacidade financeira para evitar o sobre-endividamento.
O governador defendeu ainda uma atuação mais preventiva do que reativa por parte do Banco de Portugal, facilitada por um quadro regulamentar mais simples, e abordou a crescente sofisticação da fraude digital, propondo uma campanha de sensibilização abrangente.
Em paralelo com estas preocupações regulatórias, o setor avança na implementação destas tecnologias, como demonstra a liderança de Isabel Guerreiro no Santander Portugal, a primeira mulher a dirigir um grande banco no país. Com formação em engenharia informática, Guerreiro tem sido central na agenda digital do banco, promovendo a automação que permitiu, por exemplo, reduzir para metade o tempo médio de contratação de um crédito. A sua gestão impulsionou o aumento da base de clientes digitais e a renovação dos perfis de contratação, com maior foco em profissionais do setor digital. A trajetória de Isabel Guerreiro ilustra a aplicação prática da transformação digital que o governador do Banco de Portugal procura regular, evidenciando o equilíbrio necessário entre a inovação tecnológica e a proteção do consumidor para um sistema financeiro justo e transparente.
Artigos
6Economia
Ver mais
O mundo do trabalho tem vindo a transformar-se ao ritmo das novas gerações. Entre todas, a geração nascida entre 1997 e 2012, conhecida como Gen Z, introduz hoje um novo paradigma nas relações laborais. O estudo “The Generational Equation”, da Gi Group Holding, revela que o que motiva os jovens não é apenas um salário […] O conteúdo Gen Z e diversidade: a geração que está a transformar o mercado de trabalho aparece primeiro em Revista Líder.

As empresas em que as sociedades gestoras de Private Equity e Venture Capital têm investido em Portugal geram, em média, um volume de negócios 12,3 vezes superior ao da média nacional por empresa. Para além disso, empregam 15,1 vezes mais pessoas. Segundo o estudo ‘Impacto do Capital de Risco em Portugal – Emprego, Crescimento e […] O conteúdo Empresas investidas por capital de risco geram 12 vezes mais vendas aparece primeiro em Revista Líder.

As empresas do Ocidente vivem tempos de exaustão. As divisões sociais em torno da desigualdade, da imigração, das alterações climáticas ou da ascensão do autoritarismo estão a refletir-se nas organizações, que se tornaram microcosmos das tensões do mundo exterior. O resultado é um ambiente de trabalho mais polarizado, emocional e difícil de gerir. Segundo um […] O conteúdo Inteligência para o conflito: como a incerteza do mundo está a exigir mais dos líderes aparece primeiro em Revista Líder.

A Airbus Defence and Space e o Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster Portugal) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para “identificar oportunidades de cooperação no âmbito da futura substituição da frota de caças em Portugal”. Ao abrigo deste acordo, a Airbus e o AED Cluster Portugal estabeleceram as […] The post Airbus e Cluster Português para a Aeronáutica estudam cooperação para substitutos de F-16 appeared first on Forbes Portugal.






