
Publicação da banda desenhada "Sailor Moon" em Portugal



A banda desenhada japonesa “Sailor Moon”, criada nos anos 1990 por Naoko Takeuchi, começará a ser publicada em Portugal no dia 20.
Esta será a primeira edição oficial da série em português europeu, lançada pela editora Distrito Manga, do grupo Penguin Random House.
A obra, intitulada "Sailor Moon – Navegantes da Lua", será composta por 12 volumes, com o primeiro a ser editado este ano e os restantes a um ritmo de três livros por ano.
A edição portuguesa é fruto de uma parceria com a editora JBC Brasil, sendo uma adaptação e revisão da edição brasileira.
Originalmente publicada numa revista entre 1991 e 1997, a história centra-se em Tsukino Usagi, uma adolescente que descobre ter poderes mágicos e a missão de lutar contra as forças do mal.
A autora, Naoko Takeuchi, que já tinha publicado outras obras, foi desafiada pelo seu editor a desenhar as super-heroínas com os populares uniformes de marinheiro japoneses.
"Sailor Moon" tornou-se um dos maiores fenómenos da banda desenhada japonesa, associada a uma ideia de empoderamento das mulheres e considerada pioneira na representação de personagens queer. O seu sucesso expandiu-se para múltiplos formatos, incluindo séries de animação, que foram exibidas na televisão portuguesa desde a década de 1990, filmes, espetáculos e videojogos.
A editora Distrito Manga também publica outras séries de renome como "Ataque dos titãs", "Ghost in the shell" e "Akira".
Artigos
8







Cultura e Entretenimento
Ver mais
Em março de 2026, MARO volta a pisar dois dos palcos mais emblemáticos do País. A cantora vai atuar no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 28, e segue depois para o Coliseu do Porto, onde atua a 29. Os dois concertos integram a nova digressão internacional da artista, intitulada “So Much Has Changed”. […] O conteúdo MARO anuncia espetáculos em Lisboa e Porto na nova digressão internacional aparece primeiro em NiT.

Documento terá passado despercebido aos investigadores, apesar de surgir como uma breve referência num antigo catálogo compilado pelo padre Alexandre Olivar em 1977.

A descoberta foi realizada pela investigadora de pós-doutoramento Claudia García-Minguillán

Após o sucesso das edições anteriores, as “Residências Artísticas STEAM” regressam ao parque escolar aveirense, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conteúdos artísticos com recurso à metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics), envolvendo artistas, docentes e alunos no mesmo projeto criativo. As candidaturas para as “Residências Artísticas STEAM” estão abertas até […] O conteúdo Residências Artísticas STEAM regressam ao parque escolar aveirense aparece primeiro em Notícias de Aveiro.