
Fracasso da OPA do BBVA sobre o Banco Sabadell



O banco BBVA falhou a sua tentativa de aquisição hostil sobre o Banco Sabadell, após ter conseguido a adesão de acionistas detentores de apenas 25,47% do capital do banco catalão. O valor ficou abaixo do limiar mínimo de 30%, o que ditou o fracasso total da operação, e muito longe do objetivo inicial de 50%, que daria ao BBVA o controlo da instituição financeira, segundo a Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) de Espanha. A OPA, lançada em maio de 2024, propunha a troca de uma ação do BBVA por cada 4,8376 ações do Sabadell. Se a fusão fosse bem-sucedida, criaria um dos maiores bancos europeus, com cerca de um bilião de euros em ativos e mais de 135 mil trabalhadores, tornando-se o segundo maior banco de Espanha, a seguir ao Santander e superando o CaixaBank.
No entanto, o processo enfrentou uma oposição considerável desde o início.
O Conselho de Administração do Sabadell desaconselhou por duas vezes a aceitação da oferta, por considerar que subvalorizava o banco. Além disso, a operação enfrentou reservas por parte do Governo de Espanha, que impôs condições à fusão, e do governo regional da Catalunha, ambos liderados por socialistas.
Cerca de 70 associações empresariais e sindicatos também criticaram a tentativa de aquisição.
O desfecho foi celebrado pelo líder do executivo catalão, Salvador Illa, que considerou que o fracasso da OPA permite a manutenção de “um sistema bancário adaptado à realidade da Catalunha e do seu tecido empresarial”. O resultado representa uma vitória para o Banco Sabadell, que defendia a sua independência, e um revés para o presidente do BBVA, Carlos Torres, que via a operação falhar pela segunda vez desde 2020.
Artigos
9








Economia
Ver mais
Ouve-se na gíria popular que constando o imóvel nas Finanças em nome de uma pessoa, que comprou (quer verbalmente, quer por documento particular autenticado ou escritura pública) e que agora pretende vender, pode fazê-lo sem que conste na Conservatória do Registo Predial. Pois bem, não é uma situação assim tão simples. O processo inerente à […] O conteúdo Crónica: Diana Maneca | Sabia que a inscrição do seu imóvel nas Finanças não lhe confere direito de propriedade? aparece primeiro em jornalacores9.pt.

O Governo já desembolsou mais de 3,7 milhões de euros em apoios a agricultores afetados pelos incêndios de julho e agosto, segundo dados enviados pelo Ministério da Economia e da Coesão Territorial. Até agora, 6.126 candidaturas foram submetidas por agricultores de 56 concelhos, abrangendo distritos como Bragança, Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, […]

1,8 milhões de pessoas em Portugal vivem em famílias com rendimento mensal inferior a 632 euros por adulto

O euro subiu ontem face ao dólar pela terceira sessão consecutiva, após um dia marcado pelo ceticismo do banco central alemão, o Bundesbank, que no último relatório indicou que o PIB da Alemanha continua estagnado após dois anos consecutivos de recessão. Às 18:15 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1691 dólares, quando na quarta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1640 dólares. O euro também se valorizou em comparação com a libra mas recuou face ao iene. O Banco Central Europeu (BCE) fixou a