
BCE Mantém Juros Pela Terceira Vez Perante Crescimento Estável e Incerteza Global



Pela terceira reunião consecutiva desde julho, o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) optou por manter inalteradas as suas três taxas de juro diretoras. A decisão, tomada durante uma reunião de política monetária em Florença, mantém a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito em 2,00%, a taxa das operações principais de refinanciamento em 2,15% e a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez em 2,40%. A taxa de depósito de 2,00% é considerada neutra, por não estimular nem travar o crescimento económico na zona euro. A principal justificação para esta manutenção, que correspondeu às expectativas do mercado, é o facto de a inflação continuar próxima do objetivo de 2% a médio prazo. O BCE assinala que a economia da zona euro continuou a crescer, apesar de um "mercado global desafiante".
Entre os fatores positivos destacados estão a robustez do mercado laboral e os balanços sólidos do setor privado. Apesar do cenário de crescimento estável, o BCE apontou que o futuro permanece incerto, citando especificamente as "disputas comerciais e tensões geopolíticas em curso" como os principais riscos.
Devido a esta incerteza, o organismo reforçou que não se compromete antecipadamente com uma trajetória específica para as taxas de juro. As futuras decisões de política monetária serão tomadas com base nos dados económicos e financeiros que forem sendo divulgados, numa abordagem reunião a reunião.
O objetivo do BCE continua a ser a estabilização da inflação nos 2% a médio prazo. A próxima reunião do Conselho do BCE dedicada à política monetária está agendada para os dias 17 e 18 de dezembro, em Frankfurt. A reunião de outubro marcou a estreia do novo governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, dia 31 de outubro, a DECO PROteste anuncia o lançamento e a promoção do seu portal de literacia

A TAP continua a surpreender, pela negativa, os passageiros. Para além de já estarem a custo bem elevados, as viagens de dezembro 2025 sofreram um aumento dissimulado mas real de 60 euros ( 3o euros por percurso), Um acréscimo que surpreendeu não só os passageiros mas também as famílias dos estudantes com filhos deslocados no […]

Scope manteve o rating de Portugal em A e reviu o outlook para positivo

Exportações cabo-verdianas cresceram 36,4% no terceiro trimestre
 A Bola
A Bola CNN Portugal
CNN Portugal Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now Observador
Observador O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record RTP Notícias
RTP Notícias SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt





