menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Euro Digital a Caminho: BCE Prepara Lançamento para 2029 com Selo Tecnológico Português

O Banco Central Europeu (BCE) concluiu a fase preparatória do euro digital e avança com os preparativos para uma potencial primeira emissão em 2029, um projeto que visa modernizar a moeda única e complementar o dinheiro físico na era digital.
News ImageNews ImageNews Image

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou ter concluído com sucesso a fase preparatória do projeto do euro digital, preparando-se agora para uma possível primeira emissão em 2029.

A concretização deste calendário depende, contudo, da adoção da legislação necessária por parte dos legisladores europeus.

Se o regulamento for aprovado em 2026, o BCE poderá iniciar um exercício piloto e operações iniciais a partir de meados de 2027. A instituição monetária considera "cada vez mais urgente" a necessidade de um meio de pagamento digital público que complemente o dinheiro físico, cujo uso tem vindo a diminuir.

O euro digital, que não substituirá as notas e moedas, visa oferecer aos cidadãos as vantagens do dinheiro físico na era digital, garantindo simplicidade, privacidade, fiabilidade e disponibilidade em toda a zona euro.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, descreveu o euro como um "símbolo da confiança na unidade europeia", sublinhando o trabalho para adaptar a moeda ao futuro. O BCE reafirma também o seu apoio à proposta da Comissão Europeia para reforçar o direito de pagar com dinheiro. Os custos totais de desenvolvimento do projeto até 2029 estão estimados em 1.300 milhões de euros, a serem suportados pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais, à semelhança do que acontece com a produção de notas. A partir de 2029, prevêem-se custos operacionais anuais de aproximadamente 320 milhões de euros. Para os bancos da zona euro, o investimento necessário para a introdução da moeda digital está estimado entre 4.000 e 5.800 milhões de euros ao longo de quatro anos. O BCE assegura que depósitos de até 3.000 euros digitais não representariam um risco para a estabilidade financeira. Este projeto conta com uma importante contribuição portuguesa, uma vez que a empresa tecnológica Feedzai foi selecionada para desenvolver a plataforma de prevenção de fraudes associada à nova moeda. Segundo Piero Cipollone, membro do comité executivo do BCE, o euro digital "reforçará a resiliência do cenário de pagamentos na Europa, reduzirá os custos para os comerciantes e criará uma plataforma para que empresas privadas inovem, cresçam e compitam".

Artigos

25
Ver mais▼

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones