menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Beira Baixa na Vanguarda Europeia da Resiliência Climática Rural

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa vai integrar o projeto europeu REHUBS, que visa criar comunidades rurais mais preparadas para os impactos das alterações climáticas através de tecnologia e capacitação local.
News ImageNews ImageNews Image

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa e a organização não governamental VOST Portugal integram o projeto europeu REHUBS (Rural Empowerment HUBS for climate resilience), uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do programa Horizon Europe.

Lançado oficialmente em outubro, na Grécia, o projeto tem como missão criar zonas rurais resilientes ao clima, alinhando-se com o Pacto Ecológico Europeu.

O consórcio é composto por 27 parceiros de 12 países, incluindo universidades, empresas de tecnologia e organizações de investigação. O projeto surge da necessidade de adaptação às alterações climáticas, uma vez que os eventos extremos são cada vez mais frequentes e as zonas rurais, que constituem mais de 80% do território europeu e acolhem 137 milhões de pessoas, são particularmente vulneráveis devido à sua dependência de recursos naturais. O REHUBS visa desenvolver ferramentas e soluções práticas para ajudar as comunidades a gerir os riscos climáticos de forma mais eficaz, combinando tecnologias inovadoras, soluções personalizadas e a capacitação da comunidade. As soluções a desenvolver abrangem várias áreas, como projeções climáticas e avaliação de riscos, modelação meteorológica avançada, gestão de recursos hídricos com irrigação inteligente, gestão do risco de inundações e secas, e monitorização da biodiversidade com recurso a drones e Inteligência Artificial. Todos os dados recolhidos serão consolidados numa Plataforma Digital de Avaliação e Adaptação de Riscos, que fornecerá orientações às autoridades locais e comunidades.

No centro do projeto estão quatro "Microcentros Rurais" ou "Casos de Demonstração" que funcionarão como laboratórios vivos. A Beira Baixa será um destes casos, focando-se na implementação de sistemas de monitorização de incêndios baseados em Inteligência Artificial. Os outros casos de demonstração terão lugar na Grécia (focado em secas e inundações), em Espanha (sistemas de alerta precoce) e na Lituânia (monitorização da biodiversidade).

Artigos

5
News Image
Vila de Frades celebra a Abertura das Talhas 2025 com tradição e convívio

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Abertura das Talhas 2025 realiza-se esta terça-feira, 11 de novembro, na Taberna dos Arcos, em Vila de Frades, numa celebração que une inspiração, paixão e tradição, tendo como protagonista o emblemático vinho de talha, uma das maiores expressões do património cultural e enológico alentejano. O evento, promovido numa parceria entre o Município de Vidigueira […] O Artigo Vila de Frades celebra a Abertura das Talhas 2025 com tradição e convívio o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Fabiane Cruz.

Source LogoCanal Alentejo
News Image
Meu Super inaugura mais uma loja no distrito de Viseu

O Meu Super, supermercado escolhido no Prémio Escolha do Consumidor como sendo a primeira marca eleita pelos portugueses quando se trata de compras de conveniência próxima, reforça o seu compromisso com a comunidade local ao abrir uma loja em Penedono, no distrito de Viseu.  Localizado na Rua do Cabo, Lote 17, em Penedono, o novo supermercado investe em fornecedores locais, assim como produtos de produção nacional. Começando pela qualidade e variedade das marcas Continente, no espaço será possível descobrir o melhor da frescura nacional, contando diariamente com frutas e legumes de origem local, padaria, talho, cafetaria e ainda serviço de […] O conteúdo Meu Super inaugura mais uma loja no distrito de Viseu aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
News Image
14 associações de bombeiros do distrito de Setúbal participam na campanha Quartel Electrão até 31 de dezembro

Campanha prolonga-se até final do ano para recompensar recolha de pilhas, baterias e equipamentos elétricos reciclados com prémios incluindo um veículo de combate a incêndios Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: 14 associações de bombeiros do distrito de Setúbal participam na campanha Quartel Electrão até 31 de dezembro

Source LogoDiário do Distrito
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones