Beira Baixa na Vanguarda Europeia da Resiliência Climática Rural



A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa e a organização não governamental VOST Portugal integram o projeto europeu REHUBS (Rural Empowerment HUBS for climate resilience), uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia através do programa Horizon Europe.
Lançado oficialmente em outubro, na Grécia, o projeto tem como missão criar zonas rurais resilientes ao clima, alinhando-se com o Pacto Ecológico Europeu.
O consórcio é composto por 27 parceiros de 12 países, incluindo universidades, empresas de tecnologia e organizações de investigação. O projeto surge da necessidade de adaptação às alterações climáticas, uma vez que os eventos extremos são cada vez mais frequentes e as zonas rurais, que constituem mais de 80% do território europeu e acolhem 137 milhões de pessoas, são particularmente vulneráveis devido à sua dependência de recursos naturais. O REHUBS visa desenvolver ferramentas e soluções práticas para ajudar as comunidades a gerir os riscos climáticos de forma mais eficaz, combinando tecnologias inovadoras, soluções personalizadas e a capacitação da comunidade. As soluções a desenvolver abrangem várias áreas, como projeções climáticas e avaliação de riscos, modelação meteorológica avançada, gestão de recursos hídricos com irrigação inteligente, gestão do risco de inundações e secas, e monitorização da biodiversidade com recurso a drones e Inteligência Artificial. Todos os dados recolhidos serão consolidados numa Plataforma Digital de Avaliação e Adaptação de Riscos, que fornecerá orientações às autoridades locais e comunidades.
No centro do projeto estão quatro "Microcentros Rurais" ou "Casos de Demonstração" que funcionarão como laboratórios vivos. A Beira Baixa será um destes casos, focando-se na implementação de sistemas de monitorização de incêndios baseados em Inteligência Artificial. Os outros casos de demonstração terão lugar na Grécia (focado em secas e inundações), em Espanha (sistemas de alerta precoce) e na Lituânia (monitorização da biodiversidade).
Artigos
5Local
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Abertura das Talhas 2025 realiza-se esta terça-feira, 11 de novembro, na Taberna dos Arcos, em Vila de Frades, numa celebração que une inspiração, paixão e tradição, tendo como protagonista o emblemático vinho de talha, uma das maiores expressões do património cultural e enológico alentejano. O evento, promovido numa parceria entre o Município de Vidigueira […] O Artigo Vila de Frades celebra a Abertura das Talhas 2025 com tradição e convívio o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Fabiane Cruz.

Carlos Moedas foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa nas eleições de 12 de outubro, liderando a coligação "Por ti, Lisboa" (PSD/CDS-PP/IL), que obteve 110.586 votos (41,69%) e assegurou oito mandatos. Com este resultado, a coligação ficou a apenas um vereador de alcançar a maioria absoluta, que exige nove dos 17 membros do executivo da capital.

O Meu Super, supermercado escolhido no Prémio Escolha do Consumidor como sendo a primeira marca eleita pelos portugueses quando se trata de compras de conveniência próxima, reforça o seu compromisso com a comunidade local ao abrir uma loja em Penedono, no distrito de Viseu. Localizado na Rua do Cabo, Lote 17, em Penedono, o novo supermercado investe em fornecedores locais, assim como produtos de produção nacional. Começando pela qualidade e variedade das marcas Continente, no espaço será possível descobrir o melhor da frescura nacional, contando diariamente com frutas e legumes de origem local, padaria, talho, cafetaria e ainda serviço de […] O conteúdo Meu Super inaugura mais uma loja no distrito de Viseu aparece primeiro em Notícias do Centro.

Campanha prolonga-se até final do ano para recompensar recolha de pilhas, baterias e equipamentos elétricos reciclados com prémios incluindo um veículo de combate a incêndios Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: 14 associações de bombeiros do distrito de Setúbal participam na campanha Quartel Electrão até 31 de dezembro





