menulogo
Notícias Agora
user
Close

Beja: Falta de médicos condiciona Urgência do Hospital por 24 horas.

A incapacidade de completar a escala médica levou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo a impor limitações no serviço de urgência geral do Hospital de Beja durante 24 horas.
News ImageNews ImageNews Image

O serviço de urgência geral de adultos do Hospital de Beja enfrenta limitações no atendimento durante um período de 24 horas, com início às 8h00 de quinta-feira, 4 de setembro, e término às 8h00 de sexta-feira, 5 de setembro. A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) justificou a medida com a "incapacidade de completar a escala médica" para o referido período.

Durante estas 24 horas, a urgência geral apenas admitirá doentes que sejam referenciados e encaminhados pelo INEM, por outros médicos ou através da linha SNS 24.

A ULSBA apelou aos utentes para que não se dirijam diretamente ao hospital.

Em vez disso, devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, em situações de emergência, o número 112, para receberem a orientação adequada à sua condição clínica.

Como alternativa, a ULSBA informou que os Serviços de Urgência Básicos localizados nos centros de saúde de Castro Verde e Moura, no distrito de Beja, se mantêm em funcionamento regular. Este tipo de constrangimento não é um caso isolado na região.

Em agosto, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) também enfrentou limitações na sua urgência polivalente. Na altura, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) restringiu a admissão de doentes na especialidade de Medicina Interna, aceitando apenas casos encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24. A justificação apresentada foi a "elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento", conjugada com uma equipa clínica reduzida.

Estas restrições em Évora prolongaram-se sucessivamente desde o dia 14 até ao dia 25 de agosto.

Artigos

10

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa