
Beja: Falta de médicos condiciona Urgência do Hospital por 24 horas.



O serviço de urgência geral de adultos do Hospital de Beja enfrenta limitações no atendimento durante um período de 24 horas, com início às 8h00 de quinta-feira, 4 de setembro, e término às 8h00 de sexta-feira, 5 de setembro. A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) justificou a medida com a "incapacidade de completar a escala médica" para o referido período.
Durante estas 24 horas, a urgência geral apenas admitirá doentes que sejam referenciados e encaminhados pelo INEM, por outros médicos ou através da linha SNS 24.
A ULSBA apelou aos utentes para que não se dirijam diretamente ao hospital.
Em vez disso, devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou, em situações de emergência, o número 112, para receberem a orientação adequada à sua condição clínica.
Como alternativa, a ULSBA informou que os Serviços de Urgência Básicos localizados nos centros de saúde de Castro Verde e Moura, no distrito de Beja, se mantêm em funcionamento regular. Este tipo de constrangimento não é um caso isolado na região.
Em agosto, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) também enfrentou limitações na sua urgência polivalente. Na altura, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) restringiu a admissão de doentes na especialidade de Medicina Interna, aceitando apenas casos encaminhados pelo CODU/INEM, por outros médicos ou através do SNS 24. A justificação apresentada foi a "elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento", conjugada com uma equipa clínica reduzida.
Estas restrições em Évora prolongaram-se sucessivamente desde o dia 14 até ao dia 25 de agosto.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
Adolescente resgatada após ficar "impossibilitada de andar" no Gerês
Uma adolescente de 17 anos foi resgatada, depois de ter sofrido uma queda e de ter ficado "impossibilitada de andar pelos próprios meios", no Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta quinta-feira.

Duarte foi "madrugador" e nasceu após 'empurrão' da Rádio Comercial
A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) deu conta do nascimento do "bebé mais famoso da manhã de ontem", esta quinta-feira. Isto porque a mãe do menino ligou para a Rádio Comercial, quando estava a caminho da maternidade.

Castelo Branco apoia Cruz Vermelha
A Câmara Municipal de Castelo Branco assinou dois protocolos com a Cruz Vermelha Portuguesa: um apoio de 65 mil euros para a aquisição de uma ambulância e mil euros para a peregrinação ao Santuário de Fátima.

Chuva durante o fim de semana devido a frente fria
Chuva começará a partir da noite de sábado no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente ao restante território durante domingo, indica o IPMA.