menulogo
Notícias Agora
user
Close

Benfica oficializa contratação de Sudakov

O Benfica oficializou a contratação do internacional ucraniano Heorhiy Sudakov, num negócio que pode tornar-se o mais caro da história do clube.
News ImageNews ImageNews Image

O Sport Lisboa e Benfica confirmou oficialmente a contratação do médio internacional ucraniano Heorhiy Sudakov.

O jogador de 22 anos, proveniente do Shakhtar Donetsk, foi apresentado no Estádio da Luz e vai envergar a camisola número 10 do clube.

A sua chegada foi comentada pelo treinador do Benfica e pelo comentador Rui Loura, que o descreve como um "10" que "vem para fazer a diferença" e que poderá marcar uma nova era na Luz.

A transferência, comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), estrutura-se num empréstimo para a época 2025/26, com um custo de 6,75 milhões de euros, seguido de uma cláusula de compra obrigatória. A aquisição definitiva dos direitos desportivos a partir da época 2026/27 custará 20,25 milhões de euros, totalizando um valor fixo de 27 milhões. O negócio inclui ainda uma remuneração variável de até 5 milhões de euros, associada a objetivos, o que pode elevar o custo total da operação para 32 milhões de euros, tornando-se potencialmente a contratação mais cara da história do Benfica. O acordo estipula que o Shakhtar Donetsk terá direito a receber 25% do valor de uma mais-valia de uma futura transferência do jogador. No entanto, o Benfica tem a opção de reduzir essa percentagem para 15% mediante o pagamento adicional de um valor fixo de 6 milhões de euros. Sudakov, que se formou no Shakhtar, publicou uma mensagem emotiva de despedida ao seu clube de sempre, afirmando que o seu "coração estará sempre" com eles.

Pela equipa principal, onde se estreou em 2020/21 sob o comando de Luís Castro, o médio realizou 147 jogos, marcou 35 golos e fez 24 assistências.

Pela seleção da Ucrânia, onde joga ao lado de Anatoliy Trubin, conta com 29 internacionalizações.

Artigos

9

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa