CP aumenta preços dos bilhetes em 2,26% em 2026 mas passes mantêm o custo



A partir do dia 1 de janeiro de 2026, os preços dos bilhetes para todos os serviços da CP, incluindo comboios urbanos, Alfa Pendular, Intercidades, Regional e InterRegional, serão atualizados com um aumento médio de 2,26%.
Esta atualização anual de tarifário, no entanto, não afetará o custo dos passes, que permanecerão inalterados.
Como exemplo do aumento, uma viagem de ida no serviço Alfa Pendular entre Lisboa e o Porto passará a custar 35,70 euros em classe Turística, um acréscimo de 1,10 euros face ao preço atual, e 49,90 euros na classe Conforto. No serviço Intercidades, o mesmo percurso terá um custo de 28,05 euros, representando um aumento de 0,65 euros. Nos comboios Urbanos de Lisboa, os bilhetes simples também sofrerão ajustes: o bilhete de uma zona custará 1,50 euros, o de duas zonas passará de 1,80 para 1,85 euros, e o de três zonas aumentará de 2,15 para 2,20 euros. Outras empresas de transporte, como a Fertagus e o Metropolitano de Lisboa, também anunciaram aumentos para 2026.
Apesar da subida nos bilhetes individuais, os preços dos passes manter-se-ão.
O Passe Ferroviário Verde, com um custo de 20 euros mensais, continuará a permitir viagens em comboios regionais, interregionais (2.ª classe), urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, e Intercidades (2.ª classe, com reserva obrigatória). Na Área Metropolitana de Lisboa, os passes Navegante Metropolitano (40 euros), Municipal (30 euros) e +65 (20 euros) não terão alterações. Da mesma forma, na Área Metropolitana do Porto, os passes Andante Metropolitano (40 euros) e Municipal/três zonas (30 euros) conservarão os seus preços atuais.















