menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Bolieiro Pressiona Costa para Proteger Financiamento das Regiões Ultraperiféricas no Próximo Orçamento da UE

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, dirigiu uma carta ao Presidente do Conselho Europeu, António Costa, instando-o a garantir que o próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia preserve os apoios específicos destinados às regiões ultraperiféricas.
News ImageNews ImageNews Image

José Manuel Bolieiro, na qualidade de Presidente do Governo Regional dos Açores, enviou uma carta a António Costa, Presidente do Conselho Europeu, com um apelo para que o próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia, para o período pós-2027, mantenha as dotações financeiras específicas para as regiões ultraperiféricas (RUP). Na missiva, o líder do executivo açoriano (coligação PSD/CDS-PP/PPM) afirma que a sua ação é impulsionada por uma "necessidade" e um "sinal de confiança" na capacidade de influência de António Costa. A principal preocupação de Bolieiro reside na proposta da Comissão Europeia para o QFP 2028-2034, que considera um "retrocesso preocupante".

Segundo o presidente açoriano, a proposta pretende fundir políticas históricas num fundo único, através dos chamados Planos Nacionais e Regionais de Parceria, eliminando a diferenciação que tem caracterizado a abordagem europeia às RUP. Esta medida, defende, contraria o artigo 349.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, que consagra a obrigação de políticas adaptadas às especificidades destas regiões e que tem sido a base do seu desenvolvimento económico e social nas últimas três décadas.

Na sua comunicação, Bolieiro defende explicitamente a manutenção de dotações específicas para as RUP, a continuidade do programa POSEI (Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade) e a preservação das taxas de cofinanciamento a 85%.

O governante alerta que a centralização orçamental proposta dilui as prioridades territoriais, enfraquece a autonomia regional e ameaça os progressos alcançados em matéria de convergência.

A eventual eliminação do POSEI é classificada como "desastrosa" para os Açores, colocando em risco a soberania alimentar e a estabilidade social.

Estes argumentos foram também detalhados por José Manuel Bolieiro num seminário em Bruxelas, promovido pela associação Eurodom, cuja comunicação foi anexada à carta enviada a António Costa.

Nela, reforça que a ausência de verbas protegidas para as RUP compromete o seu desenvolvimento sustentável.

Artigos

7

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones