
Mercados Financeiros: Bolsas Europeias em Alta e Euribor com Comportamento Misto



As principais bolsas europeias abriram em alta, impulsionadas pela decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed) de reduzir as taxas de juro de referência em 25 pontos base, para o intervalo entre 4% e 4,25%.
Esta foi a primeira descida em nove meses, motivada pelo aumento dos riscos para o emprego nos EUA.
Em reação, pelas 09:30 de Lisboa, o índice europeu EuroStoxx 600 avançava 0,96%, enquanto as praças de Frankfurt, Paris e Londres registavam subidas de 1,20%, 1% e 0,32%, respetivamente. A bolsa de Lisboa acompanhou a tendência, com o seu principal índice, o PSI, a avançar 0,30% para 7.753,33 pontos.
Em contraste com o otimismo nos mercados acionistas, as taxas Euribor tiveram uma evolução mista.
Os indexantes a três e a seis meses subiram, enquanto o prazo a 12 meses desceu. A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação de taxa variável, subiu para 2,098%. A taxa a três meses também aumentou, para 2,029%. Em sentido contrário, a Euribor a 12 meses recuou para 2,160%. Segundo dados do Banco de Portugal referentes a julho, a Euribor a seis meses representava 37,96% do ‘stock’ de empréstimos para habitação com taxa variável, seguida pela de 12 meses (32,09%) e pela de três meses (25,51%). Este cenário ocorre num contexto em que o Banco Central Europeu (BCE), em 11 de setembro, manteve as suas taxas diretoras inalteradas pela segunda reunião consecutiva, após um ciclo de cortes iniciado em junho de 2024. A próxima reunião de política monetária do BCE está agendada para 29 e 30 de outubro.
Nos restantes mercados, o euro valorizava face ao dólar, para 1,1834 dólares, enquanto o preço do petróleo Brent e do ouro recuava.
Artigos
14













Mundo
Ver mais
Associação Helpo promove "Mergulhão" na lusofonia por um mundo mais justo
A associação Helpo convocou vários países lusófonos para um "Mergulhão" em simultâneo a 04 de outubro, que a organização apresenta como um ato simbólico por um mundo mais unido, justo e pacífico.

Rússia ataca com tecnologia dos aliados ocidentais da Ucrânia
A Rússia atacou esta semana a Ucrânia com milhares de drones, bombas e mísseis que incorporam tecnologia fabricada na Europa, Estados Unidos, China, Japão e dezenas de outros países, denunciou hoje o presidente ucraniano.

Filipinas ordenam evacuação de localidades com aproximação de tufão
As Filipinas ordenaram hoje a evacuação de localidades no norte do país, temendo derrocadas de terra e inundações com a aproximação do tufão Ragasa.

Egito confirma reforço militar no Sinai junto à Faixa de Gaza
O Egito defendeu hoje o reforço das suas tropas no norte do Sinai, junto à Faixa de Gaza, como uma medida para "defender a segurança nacional", num contexto de forte tensão no Médio Oriente.