Jair Bolsonaro tem alta hospitalar e regressa à prisão



O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro deixou o hospital privado em Brasília, onde esteve internado durante mais de uma semana, e regressou à prisão para continuar a cumprir a sua pena. Bolsonaro, de 70 anos, foi submetido a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal, tendo sido internado na véspera de Natal.
A sua saída do hospital foi feita sob escolta policial.
Bolsonaro está a cumprir uma pena de 27 anos na sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde se encontra detido desde novembro. A condenação ocorreu a 11 de setembro, quando o Supremo Tribunal do Brasil o considerou culpado por “liderar” uma conspiração com o objetivo de se “perpetuar no poder” após a sua derrota nas eleições presidenciais de 2022 para o atual Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. O estado de saúde do ex-Presidente é descrito como delicado, sendo uma sequela de um ataque com faca que sofreu no abdómen durante a campanha presidencial de 2018, o que o obrigou a múltiplas cirurgias desde então.
Devido a esta condição, a sua defesa solicitou por diversas vezes a prisão domiciliária por razões “humanitárias”.
Contudo, todos os recursos foram negados pelo Supremo Tribunal.
O pedido mais recente foi feito após esta última intervenção cirúrgica, mas foi novamente rejeitado pelo juiz Alexandre de Moraes, que considerou que o estado de saúde de Bolsonaro não se agravou. Além das consequências do esfaqueamento e de crises de soluços, os médicos referem que o antigo chefe de Estado sofre de apneia do sono grave, gastrite e esofagite.












