
Bolsonaro investigado por associar Lula da Silva a ex-ditador sírio Bashar al-Assad



O Ministério Público do Distrito Federal do Brasil deu início a um inquérito contra o ex-Presidente Jair Bolsonaro.
A investigação baseia-se na suspeita de um crime contra a honra do atual chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva, por associá-lo a graves violações de direitos humanos. Segundo o portal de notícias G1, a acusação refere-se a mensagens que Bolsonaro terá publicado numa aplicação, nas quais vinculava Lula da Silva ao regime do ex-ditador sírio Bashar al-Assad e à execução de pessoas da comunidade LGBT+. O processo teve origem numa denúncia que levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública a solicitar, a 7 de julho, uma investigação por parte da Polícia Federal. Posteriormente, o Ministério Público do Distrito Federal avaliou o caso e reconheceu a competência da Justiça local para conduzir a apuração.
Como resultado, a investigação foi transferida para a responsabilidade da Polícia Civil de Brasília.
Este inquérito soma-se a outras questões legais que envolvem o ex-presidente, que governou o Brasil entre 2019 e 2022.
Bolsonaro é também acusado de, juntamente com chefes militares e ex-ministros do seu governo, ter orquestrado planos para impedir a tomada de posse de Lula da Silva após a sua vitória nas eleições de outubro de 2022. Além disso, os artigos referem que, na passada segunda-feira, o Supremo Tribunal ordenou a prisão domiciliária de Bolsonaro por incumprimento de ordens cautelares previamente impostas.
Artigos
4



Política
Ver mais
Seis migrantes que chegaram ao Algarve levados para centros temporários
Duas famílias, num total de seis pessoas, que estavam entre os 38 migrantes que desembarcaram na sexta-feira no Algarve, vão ser encaminhadas hoje para centros de instalação temporária (CIT), adiantou à Lusa fonte da GNR.

"É importante que se pare com comparações absurdas com a Conferência de Munique. Não tem nada que ver com 1938"
O comentador da CNN Portugal Tiago André Lopes frisa que a cimeira do Alasca entre Donald Trump e Vladimir Putin não é apenas sobre a guerra da Ucrânia.

Alexandra Leitão garante que em 4 anos resolve o problema dos idosos que não conseguem sair de casa porque os elevadores estão avariados
A cabeça de lista da coligação PS, Bloco e PAN diz que a habitação não é uma crise, mas uma emergência.

Mónica Ferreira e Paulo Santos são os candidatos do BE às eleições em Paredes
por Ricardo Leal O Bloco de Esquerda revelou em primeira mão e em exclusivo ao... O conteúdo Mónica Ferreira e Paulo Santos são os candidatos do BE às eleições em Paredes aparece primeiro em oprogressodePAREDES.