Liga dos Bombeiros Portugueses cria task-force para reforçar socorro pré-hospitalar



A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) anunciou a criação de uma 'task-force' para reforçar o socorro pré-hospitalar durante o fim de semana. Esta medida surge como resposta aos recentes problemas no sistema de emergência médica, que esta semana resultaram na morte de três pessoas por alegados atrasos no socorro por parte do INEM, devido à falta de ambulâncias ou de macas, que ficam retidas nos hospitais. A força-tarefa é composta por, pelo menos, quatro ambulâncias adicionais, provenientes dos corpos de bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais.
As viaturas de emergência ficarão sediadas na sede da LBP e estarão operacionais entre as 08:00 e as 20:00. Para coordenar as operações, a LBP disponibilizará um comandante em permanência no seu Centro de Acompanhamento e Apoio à Situação Operacional (CAASO). Paralelamente, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Trafaria, no concelho de Almada, também anunciou um reforço da sua capacidade de resposta.
Foi adicionada uma ambulância que opera desde as 08:00 de sexta-feira, em articulação com o INEM e a LBP. A associação sublinha que a iniciativa visa aumentar a capacidade pré-hospitalar num período de maior pressão sobre o sistema, em que a rapidez de socorro é crucial para salvar vidas.

















