Bombeiros portugueses homenageados por combate a incêndios e auxílio em partos



A Câmara Municipal de Arouca vai distinguir 201 bombeiros das corporações de Arouca, Fajões e Nespereira com a medalha de mérito municipal de grau ouro. A homenagem, aprovada por unanimidade, visa expressar a gratidão da comunidade pelo trabalho dos operacionais no combate aos grandes incêndios de julho, que consumiram cerca de quatro mil hectares de floresta e obrigaram ao encerramento dos Passadiços do Paiva.
Segundo a presidente da autarquia, Margarida Belém, a distinção serve também para promover o voluntariado.
A cerimónia está agendada para sexta-feira, às 20h45.
Noutra vertente da sua atuação, os bombeiros têm-se destacado no auxílio a partos. Os Bombeiros Voluntários da Moita realizaram o primeiro parto do ano na madrugada de 7 de janeiro, ajudando ao nascimento do bebé Afonso dentro de uma ambulância no próprio quartel. Esta corporação tornou-se experiente na matéria, tendo assistido a 15 partos durante o ano de 2025.
O tema dos partos em ambulâncias tem gerado debate a nível nacional, motivando comentários do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do Diretor Executivo do SNS, Álvaro Almeida. Também os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste realizaram o seu primeiro parto do ano em 4 de janeiro. As celebrações e o reconhecimento do trabalho dos bombeiros estendem-se a outros pontos do país.
No Entroncamento, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários assinala o seu 77.º aniversário com comemorações oficiais no dia 10 de janeiro, que incluem alvorada, missa, desfiles e uma sessão solene.




















