
Bónus extraordinário nas pensões chega já na segunda-feira



Mais de dois milhões de pensionistas da Segurança Social vão receber este mês um suplemento extraordinário.
O valor do apoio varia entre 100 e 200 euros, dependendo do montante da pensão, e abrange reformas até 1.567 euros.
O pagamento, que será efetuado a partir de 8 de setembro, destina-se a reformados, pensionistas por invalidez e beneficiários de pensão de sobrevivência. Paralelamente, cerca de 130 mil inquilinos que deixaram de receber o apoio extraordinário à renda no início de 2025 começarão a recebê-lo novamente em setembro, com pagamentos retroativos a janeiro. Este apoio mensal, que pode ir até 200 euros, foi criado em 2023 para agregados com rendimentos até ao sexto escalão do IRS e uma taxa de esforço com a renda igual ou superior a 35%.
A suspensão do pagamento deveu-se a problemas na comunicação de dados e incongruências detetadas pela Autoridade Tributária. Entre as falhas identificadas estão discrepâncias nas declarações fiscais dos senhorios, no registo de recibos de rendas, na comunicação dos contratos de arrendamento ou nos montantes das rendas declaradas.
A organização de defesa do consumidor DECO PROteste já tinha alertado para a situação. Apesar de a situação estar a ser regularizada para 130 mil inquilinos, os processos de outros 58 mil arrendatários permanecem suspensos.
Para resolver as pendências, os beneficiários notificados devem aceder ao “Portal Consulta Cidadão” do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), disponível desde fevereiro. Através deste portal, é possível autenticar-se com cartão de cidadão, chave móvel digital ou NIF para consultar, validar e corrigir os dados necessários para desbloquear o apoio.
Artigos
6





Economia
Ver mais
Bolsas europeias em alta, mas cautelosas devido à crise política em França
As principais bolsas europeias abriram hoje com ganhos generalizados, mas cautelosas devido à crise política em França, depois da moção de confiança ter culminado na queda do Governo do primeiro-ministro francês, François Bayrou.

Caroços de azeitona e podas de videira ganham nova vida em... sapatos
Pprojeto, que envolve 50 empresas, para além de 20 entidades do sistema científico e tecnológico, surgiu com o objetivo de dar um novo impulso à transição do 'cluster' do calçado português para uma economia baseada em recursos renováveis, com um 'empurrão' do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Posto de trabalho? CIP quer que conceito de inadaptação seja "detalhado"
Segundo Armindo Monteiro, com uma clarificação do conceito de inadaptação do posto de trabalho o objetivo é "evitar arbitrariedade" e "diminuir o contencioso" e a conflitualidade.

Adega do Cartaxo estreia Cuco Maluco com um branco de Fernão Pires
Com um teor alcoólico baixo (9,5%) os vinhos Cuco Maluco são "são fáceis de degustar e, por isso, com um posicionamento de bebida de transição", apresenta a Adega do Cartaxo. [Leia mais]