
Bosch Anuncia Corte de Mais de 13.000 Empregos na Alemanha



A Bosch, uma das maiores fornecedoras de peças para o setor automóvel, confirmou que irá eliminar mais de 13.000 empregos, principalmente na Alemanha, até ao final de 2030. Este plano mais do que duplica a estimativa de 5.550 cortes anunciada em novembro e visa reduzir os custos anuais da sua divisão de mobilidade em 2,5 mil milhões de euros para assegurar a sua competitividade. A medida, descrita como "inevitável" e "dolorosa" pela administração, deverá afetar cerca de 10% da força de trabalho da empresa na Alemanha e aproximadamente 3% a nível mundial. A decisão é justificada pela empresa com a necessidade de enfrentar "enormes desafios", incluindo a subutilização da mão de obra, a queda da procura mundial, o aumento dos custos, a forte concorrência chinesa e incertezas geopolíticas, como as tarifas impostas pelos Estados Unidos. Stefan Grosch, diretor de recursos humanos, sublinhou a urgência de trabalhar na competitividade e reduzir custos permanentemente. Além dos despedimentos, a Bosch pretende otimizar as cadeias de abastecimento, reduzir custos de materiais e diminuir investimentos em instalações. O sindicato da indústria IG Metall criticou duramente o anúncio, classificando a redução de pessoal como sendo de "dimensão histórica" e argumentando que os custos associados deveriam ser investidos no desenvolvimento de produtos sustentáveis. Este cenário de reestruturação não é exclusivo da Bosch, inserindo-se num contexto mais vasto de dificuldades na indústria automóvel alemã, com outras gigantes como Continental, ZF, Volkswagen e Daimler Truck a anunciarem também milhares de cortes nos últimos meses. Apesar da dimensão global do plano, fonte oficial da Bosch Portugal garantiu que a operação nacional, que emprega cerca de 6.800 dos 418.000 funcionários da empresa a nível mundial, "não será afetada".
A Bosch continua a ser a quinta maior exportadora do país e prevê manter um investimento superior a 100 milhões de euros por ano em Portugal.
Artigos
12











Economia
Ver mais
A obra tem início a 1 de Outubro de 2025 e representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros. O projecto conta com 33 frações habitacionais, de tipologias T1 a T5 e áreas entre 65 e 314 m2, distinguindo-se ainda pelo conjunto de amenities exclusivas [Leia mais]

A empresa da UPTEC está a desenvolver embarcações capazes de transportar centenas de passageiros utilizando 80% menos energia que um barco a diesel.

Pela primeira vez este ano, a Reserva Federal dos EUA inverteu o rumo ao retomar o ciclo de cortes de taxas na reunião de setembro, reduzindo a taxa de referência em 25 pontos base, para um intervalo entre 4% e 4,25%, após a ter mantido inalterada desde dezembro.

A seguradora Fidelidade vendeu 40% da Luz Saúde ao Grupo Macquarie, enquanto a Antrix e a Carvoeiro Branco compraram a Fábrica do Inglês em Silves.