menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Novos Polos de Conhecimento em Braga Unem Academia e Empresas

A região de Braga reforça a sua aposta na formação especializada através de dois novos projetos que visam aproximar o ensino superior e profissional do tecido empresarial, com um investimento significativo na reabilitação de edifícios e na criação de polos de conhecimento.
News ImageNews ImageNews Image

A UMinhoExec, a escola de negócios da Universidade do Minho, vai instalar-se no histórico Edifício do Castelo, no centro de Braga, após uma reabilitação de nove milhões de euros. Em paralelo, o dstgroup, em parceria com instituições de ensino, lança a "escola industrial dst" em Vila Verde, o primeiro "Campus do Pensamento Industrial e Digital" de Portugal.

Ambos os projetos visam fortalecer a ligação entre a academia e o mercado de trabalho.

A reabilitação do Edifício do Castelo, um imóvel histórico que se encontrava devoluto, simboliza a reaproximação entre conhecimento, economia e território.

O investimento total de nove milhões de euros é financiado em cinco milhões pelo Programa Portugal 2030, através da CCDR-Norte, sendo o restante valor assegurado pela Câmara Municipal de Braga e por 20 empresas e instituições associadas fundadoras da UMinhoExec. A nova sede permitirá à escola, criada em 2014 e com mais de 6000 diplomados, focar-se na inovação, formação híbrida e atração de talento.

Uma cerimónia simbólica, o "lançamento da primeira telha", está agendada para 24 de outubro.

Em Soutelo, Vila Verde, nasce a "escola industrial dst", uma iniciativa do dstgroup em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) e a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

O projeto pretende resgatar o conceito das antigas escolas industriais para responder às exigências do mercado, combinando a aprendizagem de ofícios com as artes liberais. Este campus funcionará como uma incubadora de talento, com arranque previsto para o ano letivo de 2025/2026, oferecendo estágios e oportunidades de integração profissional no dstgroup. As duas iniciativas partilham o objetivo de dinamizar a economia local e regional através da qualificação de profissionais e da inovação.

Ao transformarem espaços e criarem sinergias entre o setor empresarial, o ensino superior e a formação profissional, estes projetos posicionam Braga como um polo de desenvolvimento sustentado, focado no conhecimento e na competitividade.

Artigos

9

Atualidade

Ver mais
News Image
ULS Cova da Beira realiza cirurgias pioneiras no Centro de Referência de Punho e

ULS Cova da Beira realiza cirurgias pioneiras no Centro de Referência de Punho e Mão O Centro de Referência Integrado de Punho e Mão (CRI-PM) da ULS da Cova da Beira realizou, a 17 de outubro, um dia de atividade clínica considerado pioneiro em Portugal, com a execução de várias cirurgias diferenciadas e procedimentos minimamente […] O conteúdo ULS Cova da Beira realiza cirurgias pioneiras no Centro de Referência de Punho e aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Source LogoBeira Baixa TV
News Image
Greve Função Pública: Secundária de Felgueiras fechada

A Escola Secundária de Felgueiras não abriu esta sexta-feira devido à greve da Função Pública decretada pelos sindicatos. Devido à adesão, aquele estabelecimento de ensino não reunia condições para receber os alunos. Os funcionários públicos fazem, esta sexta-feira, uma paralisação em protesto pelo aumento dos salários e pela valorização das carreiras. Escolas fechadas e serviços públicos indisponíveis são os […] O conteúdo Greve Função Pública: Secundária de Felgueiras fechada aparece primeiro em Felgueiras Diário.

Source LogoFelgueiras Diário
News Image
Detenção preventiva em Évora de duas mulheres até à extradição para o Brasil por burla qualificada

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Tribunal da Relação de Évora determinou a manutenção em detenção de duas mulheres de 33 e 32 anos, capturadas pela Polícia Judiciária e procuradas pelas autoridades brasileiras por associação criminosa e burla qualificada. As suspeitas, ouvidas no âmbito do processo de extradição, consentiram a entrega ao Brasil, mas permanecerão presas enquanto se cumprem as […] O Artigo Detenção preventiva em Évora de duas mulheres até à extradição para o Brasil por burla qualificada o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Source LogoCanal Alentejo
categoryVer categoria completa