
Funcionário de câmara condenado por corrupção



O Tribunal de Braga condenou um funcionário da Direção Municipal de Urbanismo a uma pena de cinco anos de prisão, suspensa na sua execução, pela prática de 18 crimes de abuso de poder e corrupção ativa. O caso, divulgado pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP), resultou ainda na condenação de outros cinco arguidos por crimes de abuso de poder, corrupção ativa e passiva, e falsificação de documento. Três destes arguidos receberam penas de prisão suspensas, entre os dois e os três anos e meio, enquanto os outros dois foram condenados a penas de multa de 2.160 e 1.800 euros. De acordo com o tribunal, ficou provado que o funcionário municipal criou um gabinete de projetos paralelo, em colaboração com um agente técnico de arquitetura e engenharia. Pelo menos entre 2011 e 2015, este gabinete prestava serviços remunerados de elaboração de projetos e de tramitação burocrática na câmara.
O arguido principal valia-se das suas funções e dos seus contactos privilegiados nos departamentos de urbanismo para obter benefícios pessoais, nomeadamente acelerar processos, garantir a sua aprovação e insinuar junto dos clientes que conseguiria tratamento preferencial.
Entre os factos provados, consta a intermediação do funcionário, em novembro de 2014, num acordo entre um polícia municipal e um empresário. Em troca de 200 euros, o agente não autuou o empresário por irregularidades detetadas no seu estabelecimento em Celeirós.
O tribunal declarou perdidos a favor do Estado valores entre 500 e 41.200 euros, a serem pagos pelos arguidos, e mais de 471 mil euros do património do funcionário principal, considerado incongruente.
A Câmara Municipal de Braga informou que instaurou um processo disciplinar ao funcionário em 2015, que incluiu a sua suspensão preventiva.
Contudo, este foi posteriormente reintegrado por decisão judicial.
O município sublinha que o acórdão, proferido em julho de 2025, ainda não transitou em julgado e que outros processos disciplinares, iniciados em 2022 contra outros funcionários, continuam em curso.
Artigos
9








Política
Ver mais
Bombeiros homenagearam Pedro Ribeiro “pelo exemplo e dedicação”
A Liga dos Bombeiros Portugueses distinguiu esta terça-feira, 9 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, com o Machado de Honra. A cerimónia decorreu no Salão Nobre do Município, numa iniciativa conjunta da Liga, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almeirim, […] The post Bombeiros homenagearam Pedro Ribeiro “pelo exemplo e dedicação” first appeared on Notícias do Sorraia.

Aposta perdida desemprego garantido e um ditador de calções
Perdeu não só a aposta como o trabalho, o famoso caso de "quieta fazia melhor figura". E ainda, devíamos começar a votar pelo carisma do candidato?

Luís Parreirão defende Jorge Coelho após declarações de Carlos Moedas
Luís Parreirão, ex-secretário das Obras Públicas, criticou hoje a forma como Carlos Moedas se referiu ao antigo ministro Jorge Coelho sobre a queda da ponte de Entre-os-Rios, considerando que "circunstâncias dolorosas levam a situações de descontrolo".

Montenegro envolve Macau na relação económica de Portugal com a China
O primeiro-ministro tem esta manhã a oportunidade de transmitir de vida voz ao chefe do Executivo de Macau, Sam Ho Fai, que Portugal quer tirar partido do papel da região no aprofundamento da ligação económica com a China. Luís Montenegro tem encontros agendados com o chefe do governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), uma visita à Escola Portuguesa e ao Consulado Geral e ainda um passeio pelas ruas da baixa da cidade e uma receção à comunidade portuguesa na residência oficial do