menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Brasil Anuncia Fundo para a Preservação de Florestas Tropicais na ONU

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, anunciou nas Nações Unidas a criação de um fundo para financiar a preservação de florestas, com o Brasil a liderar a iniciativa através de um investimento inicial de mil milhões de dólares.
News ImageNews ImageNews Image

Durante a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, anunciou a criação do "Fundo Florestas Tropicais para Sempre" (TFFF), um novo instrumento para financiar os países que preservem as suas florestas.

Para dar o exemplo, o Brasil será o primeiro país a investir no fundo, com um compromisso de mil milhões de dólares (846 milhões de euros).

Lula da Silva convidou outras nações a apresentarem contribuições "igualmente ambiciosas" para que o fundo possa entrar em operação durante a cimeira climática COP30, que se realizará em Belém, no Brasil.

O Presidente sublinhou que a iniciativa não é caridade, mas sim "um investimento da humanidade contra a ameaça de devastação provocada pelo caos climático".

O fundo, cujo modelo financeiro foi desenhado com o auxílio do Banco Mundial, pretende mobilizar até 125 mil milhões de dólares de governos e investidores privados. Estes fundos serão reinvestidos em obrigações soberanas ou títulos de grandes empresas, com o objetivo de gerar um retorno anual de 4 mil milhões de dólares.

Este valor será depois repartido por mais de setenta nações tropicais, como a Colômbia e a Indonésia, como remuneração pela preservação das suas florestas. O desempenho de cada país será avaliado através de sistemas de monitorização por satélite, com base no seu índice anual de desflorestação, que não poderá ultrapassar o nível registado no momento da adesão. No seu discurso, Lula da Silva defendeu que a erradicação da desflorestação na Amazónia, onde vivem 50 milhões de pessoas em nove países, depende da criação de condições de vida dignas para as populações locais através do desenvolvimento sustentável. O Presidente brasileiro afirmou que o Brasil já conseguiu reduzir para metade o abate de árvores na região nos últimos dois anos. A COP30 servirá como uma plataforma para debater o aumento da ajuda financeira aos países em desenvolvimento que se comprometam com a conservação florestal, um valor que na COP29 foi fixado em 300 mil milhões de dólares anuais, mas que grande parte da comunidade internacional pretende aumentar.

Artigos

12

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa