
Investimento da Bright Pixel na Bria



A Bright Pixel Capital, o braço de investimento de capital de risco do grupo Sonae, anunciou um investimento estratégico na Bria, uma plataforma de inteligência artificial (IA) generativa visual. Este investimento representa uma extensão de uma ronda de financiamento de série B de 40 milhões de dólares, liderada pela Red Dot Capital e que contou com a participação de outros investidores como Maor Investment, Entrée Capital, GFT Ventures, Intel Capital e In-Venture.
O montante específico do investimento da Bright Pixel não foi divulgado.
A Bria é descrita como uma 'scaleup' norte-americana de origem israelita.
A plataforma da Bria, que opera como Platform-as-a-Service (PaaS), permite às empresas criar conteúdos visuais escaláveis, destacando-se pela sua abordagem 'legal-first'.
O seu principal objetivo é assegurar de forma ética os direitos de propriedade intelectual dos autores, resolvendo um dos maiores desafios no uso de IA. A tecnologia garante que os criadores de conteúdo são devidamente compensados pelas suas contribuições, promovendo um ecossistema justo e transparente.
As empresas podem, assim, gerar conteúdos visuais personalizados e seguros, com garantia de conformidade legal desde a origem.
A solução integra-se com ferramentas como Adobe Photoshop, Figma e AWS.
A parceria visa expandir a tecnologia da Bria e acelerar a sua adoção em múltiplos setores, incluindo publicidade, media, retalho, gaming e comércio eletrónico.
Segundo Daniela Coutinho, Principal na Bright Pixel, a Bria está a estabelecer um novo padrão na criação de conteúdos visuais, sendo uma solução indispensável para negócios que procuram conformidade com a regulação de IA. Yair Adato, fundador e CEO da Bria, reforçou o compromisso em construir uma plataforma de IA responsável e segura, afirmando que o apoio da Bright Pixel permitirá à empresa escalar globalmente. Este investimento reforça a estratégia da Bright Pixel em apoiar empresas inovadoras que redefinem os seus mercados a nível global.
Para a empresa do grupo Sonae, a Bria representa uma oportunidade estratégica para transformar o ecossistema de gestão de conteúdos visuais, colocando a IA generativa responsável no centro da sua atuação.
Artigos
5




Economia
Ver mais
OCDE revê em alta previsão de PIB da zona euro para 1,2% em 2025
Estas projeções representam uma revisão em alta para o crescimento deste ano, de 0,2 pontos percentuais (p.p.), face a junho, enquanto a previsão para 2026 está 0,2 p.p. abaixo da anterior.

Bolsas em alta confiantes que PMI confirme crescimento da atividade
Cerca das 09:20 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a avançar 0,38% para 555,58 pontos. As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,25%, 0,92% e 0,52%, respetivamente, enquanto a de Madrid se valorizavam 0,30%. Milão era a exceção, já que perdia e 0,06%.

Meo e congéneres comprometidas em apoiar liderança industrial em IA
Numa carta hoje divulgada, em que assinam os presidentes executivos (CEO) da Meo, Ana Figueiredo, da Orange, Christel Heydemann, ou Marc Murtra, da Telefónica, as operadoras referem que reúnem-se hoje em Bruxelas para expressar o apoio "à liderança industrial europeia em inteligência artificial e tecnologias de segurança, sustentada por redes poderosas e inovadoras".

Economia mundial deverá crescer 3,2% este ano, estima a OCDE
"O crescimento global foi mais resiliente do que o previsto no primeiro semestre de 2025, especialmente em muitas economias de mercados emergentes", lê-se no relatório.