Europa em Alerta: Gripe Aviária Expande-se com 74 Novos Focos e Força Reforço de Medidas



A Comissão Europeia (CE) atualizou as zonas de proteção e vigilância contra a gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP) devido ao surgimento de 74 novos casos em explorações avícolas nos Estados-Membros. A medida, publicada no Jornal Oficial da União Europeia (JOEU), visa conter a propagação da doença, que já afeta explorações de aves de capoeira e outras aves em cativeiro em 18 países da União Europeia (UE) e na Irlanda do Norte.
Desde a última atualização, doze países notificaram novos surtos à Comissão: Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Portugal e Eslováquia.
A lista completa de países da UE com explorações afetadas até ao momento inclui também a Áustria, República Checa, Espanha, Hungria, Letónia e Suécia.
Em contraste, Espanha não registou novos casos, tendo desativado as suas zonas de restrição a 8 de dezembro. Portugal registou na semana passada mais dois focos de infeção, em Lisboa e Aveiro, elevando para 46 o número total de focos no país desde o início do ano.
Perante a contínua disseminação, a CE redefiniu as delimitações das zonas de proteção e vigilância nos países com novos surtos para evitar uma maior propagação. A GAAP é uma doença viral infecciosa que representa uma séria ameaça económica para o setor avícola, podendo perturbar o comércio dentro da União Europeia e as exportações para países terceiros, com graves consequências para a rentabilidade da criação de aves de capoeira.


















