Comissão Europeia Investe 196 Milhões na Alta Velocidade Ibérica e Garante Concretização do Projeto



A Comissão Europeia já atribuiu a Portugal um total de 196 milhões de euros para a concretização da linha de alta velocidade que ligará Lisboa a Madrid.
Este financiamento, mobilizado desde 2014, destina-se a apoiar tanto os estudos preparatórios como as obras de construção da infraestrutura.
Os fundos provêm do Mecanismo Interligar a Europa, um programa comunitário criado para financiar a construção, o desenvolvimento e a modernização de infraestruturas.
No caso específico da ligação ibérica, o montante de 196 milhões de euros foi distribuído por cinco projetos distintos do lado português da fronteira, visando impulsionar o avanço da obra. Fontes da Comissão Europeia manifestaram confiança de que o projeto "será uma realidade nos próximos anos".
A instituição sublinha a importância estratégica desta ligação, não só para a Península Ibérica, mas também para o aprofundamento do mercado único europeu.
A concretização da linha Madrid-Lisboa é vista como um passo fundamental para garantir que "a Europa esteja verdadeiramente unida" e que o seu mercado interno funcione de forma mais eficiente.
Artigos
9Economia
Ver mais
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, concluiu o processo de revisão para a simplificação dos investimentos da Região no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em total alinhamento com a estratégia nacional e com as orientações da Comissão Europeia. Segundo o Secretário Regional da […]

Estudo mostra que apenas 31, dos 308 municípios,registam um poder de compra acima da média.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu ontem, em Bruxelas, o reforço das políticas europeias para as Regiões Ultraperiféricas, sublinhando a importância de manter e ampliar o programa POSEI. Após a conferência, anunciou que enviará uma carta ao Presidente do Conselho Europeu, António Costa, a contestar a proposta da Comissão Europeia […]

Trabalhadores por conta de outrem ganharam em média mais 104 euros limpos no terceiro trimestre face há um ano.





